Alagoas

Governo debate fortalecimento da ovinocaprinocultura no Sertão

Por Redação com assessoria 08/04/2015 12h12
Governo debate fortalecimento da ovinocaprinocultura no Sertão
- Foto: Ascom

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), reuniu produtores da ovinocaprinocultura do semiárido alagoano para discutir a situação do setor. O encontro ocorreu no auditório do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.

A reunião teve a participação de mais de 100 produtores e cooperativas da região, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Sebrae, Ufal, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Agência Desenvolve, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag).

Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Uma das reivindicações dos produtores foi à assistência técnica. A Emater se dispôs a buscar meios para suprir a carência do setor.

Houve ainda apresentações de trabalhos e pesquisas sobre o segmento, desenvolvidos no sertão e no Estado.

O secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reafirmou o compromisso do governador Renan Filho com o setor agropecuário alagoano. "Essa reunião é a primeira que realizamos na região. E a ovinocaprinocultura é um setor importante na agropecuária do Estado".

Para o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Augusto Ticianeli, o evento é uma importante iniciativa do governo estadual. "É um entendimento muito bom do Estado e das entidades participantes, para que assim a gente possa viabilizar e melhorar a cadeia produtora da ovinocaprinocultura da região do semiárido e sertão de Alagoas".

O presidente da Accoal, Marco Maranhão, analisou esse primeiro encontro como um passo para melhorar o setor. "Vejo com bons olhos as reuniões que o secretário Álvaro Vasconcelos está promovendo. Esses encontros estão acontecendo com todos os setores da agropecuária de Alagoas. E os produtores da ovinocaprinocultura precisavam ser ouvidos. Esta iniciativa tem tudo para melhorar e desenvolver o setor no Estado".

Após esse primeiro encontro com o setor, uma nova reunião será realizada no dia 16 deste mês, com o secretário Álvaro Vasconcelos, representantes da ovinocaprinocultura e Banco do Brasil, na sede da Seapa, em Maceió.

Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.