Curiosidades

Chocolate pode provocar insônia, diz estudo

Por NE10 04/04/2015 08h08
Chocolate pode provocar insônia, diz estudo
- Foto: Reprodução

Doce muito comum no período da Páscoa, o chocolate pode provocar distúrbios no sono. A conclusão é de um estudo da National Sleep Foundation, instituição americana especializada em sono.

Segundo os especialistas, o motivo é a quantidade de cafeína na composição do chocolate. A substância permanece no corpo por três ou quatro horas após o consumo. Dependendo do organismo de quem o consome, esse prazo pode chegar até 12 horas.

De acordo com a consultora de sono Renata Federighi, a cafeína afeta o Sistema Nervoso Central: "Em doses moderadas, ela pode aumentar a capacidade de concentração e diminuição do tempo de reação aos estímulos sensoriais".

Já se a dose for elevada, pode causar sinais de confusão mental, indução de erros em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, taquicardia, zumbido e aumento do estado de vigília, o que compromete o sono, explica.

Para tentar driblar estes efeitos colaterais, os chocólatras podem procurar alternativas para a guloseima, já que a quantidade de cafeína varia de acordo com o tipo.

O chocolate branco possui menos cafeína, enquanto o chocolate amargo é o que tem mais. Uma barra de chocolate ao leite de 450 gramas, por exemplo, contém 9 mg da substância (uma xícara de café tem 10 mg). Outra dica são os ricos em cacau, que por conter teobromina, ajuda a acalmar.

Por isso, conforme a consultora, o ideal é ficar longe do chocolate no mínimo três ou quatro horas antes de dormir, que é o tempo necessário para que a cafeína não prejudique a qualidade do descanso. "Café, chás pretos e refrigerantes a base de cola também devem ser evitados", alerta Federighi.