Arapiraca

Pestalozzi, em caminhada, levanta bandeira de conscientização sobre o autismo

Por Assessoria 01/04/2015 19h07
Pestalozzi, em caminhada, levanta bandeira de conscientização sobre o autismo
- Foto: assessoria

Arapiraca presenciou na manhã desta quarta (01) a união de entidades voltadas às pessoas com deficiência física e intelectual para abraçar a causa do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A caminhada organizada pela Associação Pestalozzi de Arapiraca contou com a participação de mais de cem pessoas, incluindo pais, cuidadores, pacientes, alunos e profissionais da instituição, além da equipe de basquete de cadeira de rodas da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca – ADEFIMA, e representantes da Associação de Pessoas com Transtornos Autísticos de Arapiraca – APTAA.

A primeira ação voltada à sensibilização da população arapiraquense com relação ao autismo iniciou às 08h ainda no ponto de concentração para a caminhada, na praça Lions, no bairro Alto do Cruzeiro. Com faixas a equipe Pestalozzi abordou motoristas e motociclistas nos semáforos para a entrega de material informativo. Na sequência, com apoio da SMTT, a caminhada seguiu com panfletagem em direção ao centro do comércio abordando pedestres e lojistas da capital metropolitana do agreste.

Segundo Karine Pinheiro, psicóloga do Serviço Especializado de Atendimento ao Autista – SAUT, desde a implantação da Pestalozzi em Arapiraca, há dezoito anos, a instituição atendia em média quinze pacientes autistas por ano, mas com a criação do SAUT, em 2013, a demanda aumentou e, hoje tem quarenta pessoas na faixa etária entre três e quinze anos de idade em atendimento e mais alguns em lista de espera. “Recebemos pessoas de Arapiraca e de vários municípios do agreste e do sertão que são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta e cada paciente possui planejamento individualizado o que favorece o seu desenvolvimento” informou Karine.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros, segundo estatísticas. No mundo, a ONU - Organizações das Nações Unidas estima que existam mais de setenta milhões de pessoas com este diagnóstico. “É necessário diagnosticar o autismo ainda na primeira infância porque quanto mais cedo for identificado o TEA – Transtorno do Espectro Autista, mais chances de desenvolvimento esse paciente terá. Na Pestalozzi o atendimento vai além do cognitivo, pois trabalhamos também de forma externa com idas monitoradas do paciente a supermercados e outras atividades lúdicas. Esta caminhada referente ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo tanto chama a atenção da sociedade, quanto do próprio autista para que ele possa se sentir parte dessa sociedade”, finalizou a psicóloga do SAUT.

O final da caminhada na Praça Luiz Pereira Lima contou com a apresentação musical de Wesley Santos, paciente da Pestalozzi diagnosticado com TEA aos três anos de idade. Atualmente, aos onze anos ele colhe os frutos do tratamento precoce. Kelvia Lopes, presidente da APTAA, falou sobre a importância da parceria entre as instituições para a troca de informações visando a melhoria da qualidade de vida dos autistas. Josete Miranda, professora do Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado, da Pestalozzi reforçou a importância dessa união tanto para o autista, quanto para os familiares.

O desfecho do evento ficou por conta de Selma Maia, mãe de Lívia de treze anos, diagnosticada autista desde 2006. Selma reforçou a importância da compreensão e aceitação de pais e familiares ao se depararem com o diagnóstico de autismo. “Temos que deixar o amor falar mais alto, temos de deixar nossos medos de lado, não podemos sentir culpa ou procurar culpados, temos que conhecer o que é o autismo e dar a nossos filhos o melhor de nós para que eles sintam-se amados e aceitos.”, finalizou.