Alagoas

Iteral reúne assentados para discutir Crédito Fundiário

Por Redação 18/03/2015 16h04
Iteral reúne assentados para discutir Crédito Fundiário
- Foto: Ascom Iteral

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas, Jaime Silva, se reúne com assentados beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), para discutir pauta de reivindicações do Movimento de Luta pela Transformação Social – MLTS.

De acordo com o diretor presidente, o Iteral mantém parceria com a CARPIL – Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios e a FETAG - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas, para garantir assistência técnica aos agricultores e agilidade aos processos pendentes, provenientes do Banco da Terra. Silva ainda esclareceu que irá providenciar, junto à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), melhorias dos acessos aos assentamentos e a recuperação da rede elétrica, através da Eletrobrás/AL.

O encontro está sendo realizado com a participação de aproximadamente 100 lideranças das associações do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Também estão presentes representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Departamento de Estradas de rodagem (DER), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas, (FETAG), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA/SRA/AL), Banco do Nordeste (BNB) e Eletrobrás/AL.

A reunião, que deverá se estender até às 15h., está sendo realizada no prédio sede do ITERAL, localizado na Avenida da Paz, nº 1200, no Jaraguá.

A pauta de reivindicações apresentada pelos representantes das associações beneficiárias do Crédito Fundiário, segue abaixo:

Construção de poços artesianos; Órgão responsável pela execução - Semarh

Recuperação de nascentes; Órgão responsável pela execução - Semarh

Eletrificação rural; Órgão responsável pela execução- Eletrobras

PAA; Orgão responsável pela execução - CONAB

Regularização do quadro social das associações; Órgão responsável pela execução -UTE/ITERAL

Sementes para plantio; Órgão responsável pela execução - Seapa

Maquinas do PAC na melhoria e construção de estradas; Órgão responsável pela execução MUNICÍPIO

Atuação do MDA e participação do delegado no estado de Alagoas, Gustavo de Oliveira Martins

Banco do Brasil regularização dos contratos

Banco do Nordeste regularização dos contratos

ATER para todas as famílias do - PNCF