Alagoas

Manifestantes fazem ato contra a corrupção em Alagoas

Por 7 Segundos 15/03/2015 17h05
Manifestantes fazem ato contra a corrupção em Alagoas
Manifestação contra Dilma, em Maceió - Foto: Tonoclin

Milhares de pessoas saíram as ruas na manhã deste domingo (15), em mais de 150 cidades do país, para protestar contra a gestão da presidente Dilma Rousseff. Em Alagoas, o protesto foi organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e aconteceu nas duas grandes cidades, Maceió e Arapiraca.

Utilizando camisas na cor do Brasil, faixas, bandeiras, apitos e ao som de trio elétrico que tocava o hino do Brasil, os manifestantes expressavam indignação com as atuais medidas do governo federal. Além do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, estiveram também entre as motivações dos manifestantes a insatisfação com o governo federal e o pedido de uma intervenção militar no país.

Em Maceió, a concentração começou às 8h no Corredor Vera Arruda, na orla de Jatiúca e seguiu até o antigo Alagoinhas, na praia de Pajuçara. O protesto terminou por volta das 13h, quando os manifestantes chegaram ao antigo Alagoinha e ouviram os discursos dos integrantes do MBL.

Já em Arapiraca, segunda maior cidade do estado, os manifestantes se concentraram às 9h, na Praça Marques da Silva, no centro da cidade e toda mobilização ganhou corpo durante seu percurso que se estendeu até a antiga Praça da Prefeitura, próximo a sede dos Correios.

De acordo com estimativas da Polícia Militar (PM), mais de 10 mil pessoas caminharam pela orla de Maceió. Em Arapiraca cerca de 500 pessoas foram às ruas para pedir a saída da presidente da República.

Para garantir a segurança e integridade dos manifestantes, todo protesto foi acompanhado por militares. O Comando de Policiamento da Capital (CPC), disponibilizou 240 policiais, sendo 79 cadetes da Academia de Polícia Militar, além de militares do Batalhão Escolar, Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão de Guardas (BPGd) e 1º Batalhão.

De acordo com o major Marlon Araújo, comandante do policiamento, o objetivo do CPC é garantir o direito da livre manifestação e segurança de toda população envolvida no processo.

"Com relação ao movimento não temos preocupação de que possa gerar transtornos, pois durante as reuniões percebemos o nível de organização do grupo e a preocupação por parte deles de que tudo ocorra de maneira pacífica e organizada. Nossa preocupação era de que pessoas mal intencionadas pudessem se infiltrar de forma isolada com a intenção de provocar algum tipo de tumulto”, afirmou Marlon.

Em Arapiraca, duas guarnições do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) garantiram a segurança dos cidadãos.

O ato permaneceu do início ao fim de forma pacífica. Nenhum tipo de incidente foi identificado durante o trajeto dos manifestantes.