Alagoas

Estado assegura implantação de sistemas de dessalinização em 38 municípios

Por Redação com Agência Alagoas 12/03/2015 08h08
Estado assegura implantação de sistemas de dessalinização em 38 municípios
- Foto: Ascom

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) celebrou em Fortaleza o III Pacto Nacional para a execução do Programa Água Doce (PAD) em Alagoas. A superintendente de Planejamento e Programas, Michele Beltrão, representou o secretário Alexandre Ayres durante a primeira reunião Reunião Anual da Coordenação Nacional com as Coordenações Estaduais e Secretários de Estado.

Durante o encontro que aconteceu na terça-feira (10), o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, informou à comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos que o estado foi contemplado com R$ 21 milhões para implantar 101 sistemas de dessalinização nas regiões do semiárido alagoano. Os recursos são do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a superintendente de Planejamento e Programas, Michelle Beltrão, o anúncio do coordenador do Água Doce reforça o compromisso que o estado tem de viabilizar meios para ampliação dos programas hídricos em Alagoas.

“Com os recursos garantidos pelo Ministério do Meio Ambiente para a implantação dos sistemas de dessalinização, 38 municípios alagoanos serão contemplados até novembro de 2015, quando o estado estará inaugurando 30 sistemas”, destacou a superintendente Michelle Beltrão.

Além da superintendente de Planejamento e Programas, participaram da reunião, Ana Cristina, coordenadora estadual do Programa Água Doce e o engenheiro Paulo Damasceno, que será o responsável em fiscalizar as obras.

PAD

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, às populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.