Curiosidades

Fenômeno Solar é registrado em Porto Calvo

Por Redação com assessoria 07/03/2015 12h12
Fenômeno Solar é registrado em Porto Calvo
- Foto: assessoria

O histórico município de Porto Calvo, no Litoral Norte de Alagoas, foi coberto pelo fenômeno Halo Solar no início da tarde desta sexta-feira (6). O efeito circular próximo ao sol clareou a cidade às 12h e se estendeu por volta das 13h20. O Halo Solar é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do sol em virtude da decomposição de luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

O fenômeno solar surpreendeu os portocalvenses, que imediatamente começaram a fotografar e postar as fotos nas redes sociais. Selfies com o sol no fundo foram instantâneas no Facebook e Instagram. Os moradores da cidade ficaram encantados com o efeito que foi feito ao redor do sol. O Halo Solar durou pouco mais de uma hora, mas foi tempo suficiente para encantar as pessoas que estavam na cidade.

A adolescente Ewerlyne Lima, ficou encantada em ter visto o fenômeno pela primeira vez. "Foi incrível. Perfeição divina. Nunca tinha visto em Porto Calvo. Quando me disseram fui logo olhar", disse. Ela ainda postou uma foto no Facebook com a frase: "O sol hoje está perfeito".

O vigilante Amaro Jorge Costa, de 41 anos, achou maravilhoso. "Achei muito bonito mesmo. Nunca tinha visto aquilo em Porto Calvo. Muito lindo mesmo e diferente", ressaltou. Outros moradores até ficaram com medo do fenômeno e achavam que era o "fim dos tempos".

O fenômeno

O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na Troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.