Arapiraca

Funcionários do Restaurante Jerimum denunciam que estão sem receber salários

Por Redação 02/03/2015 12h12
Funcionários do Restaurante Jerimum denunciam que estão sem receber salários
Restaurante Popular Jerimum, de Arapiraca - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Uma informação veiculada na manhã desta segunda-feira (02) em uma rádio local registrou a denúncia de que funcionários do Restaurante Popular de Arapiraca, o Jerimum, estariam sem receber salários desde dezembro do ano passado.

De acordo com o denunciante, além do local estar fechado há dois meses sem fornecer alimentos à população de baixa renda, os funcionários contratados estariam sem receber os seus rendimentos mensais.

Sobre as denúncias de falta de pagamento de salário, a secretária municipal de Assistência Social, Anadja Gomes, informou que os 22 funcionários contratados pelo município e que trabalhavam no Jerimum tiveram seus contratos suspensos em dezembro de 2014.

“O processo seletivo permite esse tipo de situação. Nós poderíamos encerrar o contrato deles e fazer um novo processo seletivo quando o restaurante fosse reaberto. Mas optamos suspender e reativá-lo agora em março”, informou a secretária.

Em relação a reclamação dos comerciários que estariam sendo prejudicados com o fechamento temporário do restaurante, Anadja Gomes afirmou  que o público prioritário do Jerimum são famílias em situação de risco e insegurança alimentar e nutricional. Como o número de pessoas com carência nutricional não atende a produção diária de refeições produzidas no restaurante, mil refeições diárias ,outras pessoas são beneficiadas com a alimentação de baixo custo. Idosos, portadores de deficiência e pessoas cadastradas em programas sociais (CadÚnico), pagam R$ 1.99 e os demais consumidores pagam R$ 2.99.

“Não temos como atender as pessoas que trabalham no centro comercial de Arapiraca. Esse não é o nosso objetivo. As instituições ligadas aos comerciários deveriam realizar parcerias com restaurantes da cidade ou implantar um restaurante próprio  que beneficiasse os trabalhadores do comércio de Arapiraca”, afirmou Anadja Gomes.

Período de manutenção

Na semana passada o portal 7Segundos publicou matéria apontando reclamações dos usuários que frequentavam o local diariamente para fazer as refeições, principalmente os comerciários, que estranharam o longo período do “fechamento temporário’ do Restaurante Jerimum.
Desde que foi inaugurado em Março de 2008, o Jerimum fecha as portas rigorosamente no mês de janeiro para manutenção de equipamentos e instalações internas.

Mas esse ano o prazo de manutenção mais do que dobrou. Ao invés dos trinta dias habitualmente usados para esse serviço o fechamento do Jerimum vai se estender por 75 dias , já que o município anunciou a reabertura para a segunda quinzena de março.

A justificativa da prefeitura para essa demora nos serviços de manutenção foi para atender outras exigências do Ministério do Desenvolvimento Social, órgão do governo federal, que financiou o projeto de implantação do Restaurante Popular em Arapiraca.