Região Metropolitana do Agreste

Sem conseguir financiamento Mineradora Vale Verde suspende atividades em Alagoas

Por Mozart Luna 04/02/2015 10h10
Sem conseguir financiamento Mineradora Vale Verde suspende atividades em Alagoas
- Foto: Divulgação

A Mineradora Vale Verde, que pertence ao grupo canadense Aura Mineralis paralisou suas atividades de implantação devido a falta de financiamento. Segundo comunicado da assessoria enviado à nossa coluna “ a escassez de crédito e a incertezas econômicas têm resultado em um aumento do nível de análise e precaução”. Hoje o empreendimento emprega apenas 50 pessoas que mantém o escritório da mineradora aberto em Craíbas, mancípio da região Metropolitana do Agreste. As aquisições de áreas foram paralisadas e aquelas que estavam em fase de compra ficam aguardando uma mudança da situação.

O investimento está avaliado em US$ 450 milhões para produzir cerca de sete milhões de toneladas de cobre por ano durante 12 anos. Desde o ano passado que a Mineradora vem batendo às portas das instituições financeiras para conseguir financiamento, mas não tem conseguido. O esforço solitário do prefeito de Craíbas, Bruno Pedro não tem surtido efeito e a conclusão que se pode chegar é que necessita de uma articulação política bem maior formando um grupo, que junto com a bancada federal alagoana possa garantir os recursos para o empreendimento. Esse trabalho não pode ser de apenas uma pessoa, mas de todas as lideranças políticas alagoanas.

Mineradora

As atividades de exploração do minério de cobre pela mineradora Vale Verde, deveriam ter iniciado. Para especialistas e lideranças políticas do Agreste esse esforço necessita da formação de um grupo de trabalho e não apenas de uma pessoa. O vice prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes e da prefeita Célia Rocha se prontificaram a trabalhar, junto com o prefeito de Craíbas Bruno Pedro a ir a Brasília conseguir o apoio político necessário para viabilizar o projeto.

Infra-estrutura

Uma das exigências da Mineradora Vale Verde foi a melhoria do abastecimento de água para Craíbas, sob o argumento que as atividades necessitavam de bastante água e assim foi feito com a nova adutora do Agreste. Outra exigência foi a melhoria da energia elétrica e assim também foi feito com a instalação de duas novas subestação em Arapiraca e Craíbas. Agora o ponto final é o financiamento. Lembrando que a prefeita Célia Rocha esteve empenhada em todas elas juntamente com os senadores Fernando Collor e Renan Calheiros.

Estaleiro X Mineradora

O estaleiro EISA e a Mineradora Vale Verde são dois importantes empreendimentos para Alagoas que estão no papel há oito anos e até agora não decolaram. Com relação ao estaleiro, o entrave agora é o processo de desapropriação da área escolhida, lembrando que o dinheiro (R$ 12 mi) para isso, já está na conta governo do estado. Quanto a Mineradora falta apenas quem financie o projeto. Dois desafios para o governador Renan Filho.