Arapiraca

Há doze anos, cavalgada religiosa sai de Pernambuco para Alagoas

Por Redação 29/01/2015 08h08
Há doze anos, cavalgada religiosa sai de Pernambuco para Alagoas
Cavalgada Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Bom Conselho Papacaca/Cortesia

Tudo pronto para a maior cavalgada do Nordeste que acontece entre as cidades de Nossa Senhora de Bom Conselho-PE e Arapiraca-AL. Os cavaleiros saem dia 31 do estado vizinho e chegam em Arapiraca no dia 2 de fevereiro, trazendo a imagem da padroeira da capital do agreste alagoano. Arapiraca hoje com mais de 240 mil habitantes vive essa tradição há décadas, após descobrirem que seu fundador Manoel André, foi até a cidade Bom Conselho busca a imagem da santa que hoje é a principal padroeira da cidade alagoana.

A tradicional Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é um dos eventos mais importantes da região agrestina e já consta no calendário estadual de turismo, embora não receba nenhuma ajuda financeira do governo do estado ou prefeituras. São mais de 200 cavaleiros que percorrem em três dias um percurso de 100 quilômetros, passando por vários municípios e povoados.

O evento tem o caráter religioso e sempre que cavaleiros param para descansar colocam a imagem da padroeira em uma igreja para o louvor dos fiéis. Por onde passa, a comitiva é recebida com alegria e no percurso centenas de pessoas ficam à beira da estrada para saldar os cavaleiros e pedir bênçãos a Nossa Senhora do Bom Conselho. A cavalgada já está na sua 12ª edição e este ano mais uma vez promete reunir milhares de cristãos na chegada em Arapiraca.

O presidente da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), Benedito Lourenço, disse que as inscrições para cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho já foram encerradas. Os cavaleiros inscritos já podem procurar a sede da entidade para pegar seus kits. Todos devem devem embarcar seus animais no sábado pela manhã loco cedo para transportá-los à cidade de Bom Conselho em Pernambuco.

Os cavaleiros que trazem a imagem da padroeira de Arapiraca passam no município de Palmeira dos Índios, no domingo, onde fazem um bate sela e param para almoçar. A comitiva chega ao município de Igaci, no distrito de Coité no final da tarde de domingo onde pernoitam. Na segunda- feira a comitiva chega a Arapiraca, onde se prepara para entrar na cidade perfilados para o desfile.

O vento encerra com uma grande procissão pelas principais ruas da área central de Arapiraca.