Arapiraca

Movimento Bandeirante promove reencontro

Por Redação com Assessoria 05/12/2014 14h02
Movimento Bandeirante promove reencontro
Bandeirantes e escoteiros na década de 80: história em Arapiraca - Foto: Arquivo pessoal

O Movimento Bandeirante, que marcou uma geração de jovens em Arapiraca entre as décadas de 1970 e 1980, volta a se reunir. Isso porque os integrantes do grupo, que chegou a ter mais de 100 pessoas, promovem um grande reencontro neste sábado, dia 6. A ideia é reviver e relembrar as mais importantes ações feitas pelo grupo na cidade e também na região.

De acordo com o último coordenador Bandeirante em Arapiraca, José Morais da Silva, o movimento ajudou a revelar grandes nomes e talentos da sociedade local, já que atuavam também junto aos escoteiros.

“Conseguimos manter contato com boa parte do nosso grupo. Foram mais de 35 anos de distância quase total. Estamos em clima de expectativa para que todos possam comemorar esse reencontro tão importante e especial para nós”, frisou.

O hoje consultor e palestrante nas áreas motivacionais, vendas e autoconhecimento, conhecido como J. Morais, integrou o Movimento Bandeirante por 17 anos desde o final da adolescência chegando a ser coordenador do grupo em pouco tempo. Ele relembra, em tom saudade, as diversas atividades sociais, os acampamentos e as grandes amizades feitas à época.

Segundo ele, a experiência de vida adquirida junto ao grupo, o tornou o profissional, o pai de família e o cidadão de hoje. “Tudo o que vivemos, fizemos e ainda fazemos marcou nossas vidas, a ponto de passarmos os últimos seis anos tentando marcar esse reencontro, acontecimento que prova o quanto ainda somos Bandeirantes. Agradeço a todos e a todas que sempre se empenharam pelo nosso movimento em Arapiraca”, pontuou Morais.

A expectativa é de que ao menos 50 ex-integrantes do Movimento Bandeirante participem do
reencontro. O evento acontece na sede local da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, conhecido em Arapiraca como “Clube da Caixa”, no bairro Cavaco, a partir das 9 horas da manhã. Na programação constam hasteamento de bandeiras, confraternização com almoço, exposição de fotos, entre diversas outras atividades.

Os Bandeirantes

A história do Movimento Bandeirante começa em 1909, na Inglaterra. O pai do Bandeirantismo é Robert Baden-Powell, ou BP, como carinhosamente é chamado por bandeirantes e escoteiros de todo o mundo. Inicialmente, o grupo destinava-se à formação de meninas e moças – tendo um papel fundamental na ampliação e participação feminina na sociedade da época.

A partir da década de 1960, já com grupos formados em boa parte do Brasil desde 1919, o Movimento Bandeirante apostou na proposta de coeducação mais global, abrindo suas portas aos meninos e rapazes. Em 1972, a primeira turma de Bandeirantes foi formada em Arapiraca, lideradas por Eloízio Ribeiro de Magalhães, filho do ex-prefeito local por dois mandatos, João Ribeiro Lima.

A atuação do Movimento Bandeirante em Arapiraca perdurou até 1985. Até hoje, 95 anos depois
de criado, o grupo ainda atua no mundo inteiro. A Federação de Bandeirantes do Brasil está presente em 14 estados brasileiros e conta com cerca de 10 mil bandeirantes, compreendidos entre crianças, adolescentes e jovens, coordenadores, dirigentes, membros técnicos e de apoio aos projetos e ações desenvolvidas, abrangendo a diversidade sócio-econômica-cultural e levando ao seu público uma proposta educativa fundamentada em princípios e valores éticos, morais, sociais e espirituais.