Baixo São Francisco

Piscicultura sustentável é tema de capacitação promovida pela Codevasf em Alagoas

Por 7 Segundos com assessoria 02/12/2014 11h11
Piscicultura sustentável é tema de capacitação promovida pela Codevasf em Alagoas
- Foto: Assessoria

Profissionais de instituições que prestam assistência técnica em perímetros irrigados da Codevasf no Baixo São Francisco e piscicultores familiares da região participam durante esta semana, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), em Porto Real do Colégio (AL), de uma capacitação que irá prepará-los para a exploração sustentável da aquicultura em condições de restrições hídricas, a exemplo do baixo nível de água do rio São Francisco.

O curso Boas Práticas de Manejo para a Piscicultura Sustentável nas Bacias dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim teve início na segunda-feira, 1º de dezembro, e prossegue até a quinta-feira, 04, quando será realizado um dia de campo com piscicultores familiares de Alagoas e Sergipe.

Segundo o engenheiro de pesca Albert Rosa, coordenador do curso, a realização desse treinamento decorreu dos níveis críticos de disponibilidade hídrica que vem sendo verificado em várias bacias hidrográficas do país, inclusive nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba.

“Essa situação está comprometendo de forma grave a safra da aquicultura de 2014 e, a continuar o cenário atual, também poderá prejudicar a safra do próximo ano, com repercussões sociais e econômicas altamente negativas para os produtores que vivem dessa atividade”,explicou o engenheiro de pesca da Codevasf.

Dia de campo

O programa do treinamento abordará conteúdos como a eficiência e sustentabilidade no uso da água, usos múltiplos da água, reuso da água, preparação de tanques para produção sustentável, biomassa segura e econômica, qualidade e eutrofização da água, nutrição e alimentação na piscicultura sustentável, manejo sanitário preventivo na piscicultura, diagnóstico, prevenção e controle de enfermidades, captura, manejo e transporte de peixes, efluentes da piscicultura e qualidade do pescado da piscicultura.

Paralelamente ao curso, na quinta-feira, 04 de dezembro, será realizado um dia de campo com trinta produtores que atuam nos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco, também com a abordagem das boas práticas de manejo sustentável da aquicultura.

Superando adversidades

O diretor Eduardo Motta, da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, destacou a importância desse tipo de capacitação para superar as adversidades decorrentes da baixa disponibilidade hídrica por que passa grande parte do país.
“Essa iniciativa da Codevasf pretende promover o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos da aquicultura sustentável como estratégia para que os produtores obtenham resultados mais seguros e possamos alcançar a tão almejada consolidação do polo de aquicultura da região do Baixo São Francisco”, apontou.