Cultura

Arapiraquense lança documentário no Festival de Cinema de Penedo

Por Redação com Ascom/Arapiraca 20/11/2014 10h10
Arapiraquense lança documentário no Festival de Cinema de Penedo
Cineasta arapiraquense resgata memória de Penedo - Foto: Ascom/Arapiraca

Na última terça-feira (18), o cineasta arapiraquense Rafhael Barbosa estreou seu mais novo trabalho média-metragem “Tempo de Cinema”, no 4º Festival Universitário de Cinema de Penedo.

A película abriu a edição do evento, que mostrou também “Confissões de Tairone Feitosa”, do diretor Pedro da Rocha. Tairone foi o homenageado deste festival, por seu excelente trabalho como roteirista com mais de 50 anos de carreira.

O filme de Rafhael Barbosa, por sua vez, mostra quatro pontos de vista distintos sobre a eferverscência cultural de Penedo há 30 anos, quando seus cinemas eram referência e havia um festival onde artistas consagrados de todo país participavam.

Nesta quarta-feira (19), pela mostra Sururu de Cinema Alagoano, outro arapiraquense ganhará destaque: o curta-metragem “Flamor”, de Leandro Alves, vai abrir a segunda noite do festival.

Tempo de Cinema

Um visitante do município, um cinéfilo, uma bilheteira e um cineasta refletem sobre como a Sétima Arte influenciou suas vidas e na dinâmica da cidade ribeirinha. É este o mote de "Tempo de Cinema".

Este interesse sobre o tema, segundo Barbosa, foi quando em 2005 ele, estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entrou em contato com o livro “Panorama do Cinema Alagoano”, de Elinaldo Barros.

“Lá, por meio das palavras, pude viajar aos tempos áureos do cinema em Penedo e senti inveja: queria estar lá, queria voltar no tempo e presenciar os festivais como aconteciam antigamente. Este documentário pretende resgatar essas memórias e é uma grande homenagem àquela época e à cidade em si”, diz o cineasta.

Nos últimos anos, ele tem se dedicado especialmente à produção audiovisual. Trabalhou como setorista de cinema no jornal Gazeta de Alagoas, e em paralelo realizou os filmes Chimarrão, Rapadura e Outras Histórias (2007); KM 58 (2011), vencedor do prêmio de melhor filme na II Mostra Sururu de Cinema Alagoano e selecionado para o Cine PE 2012; e O que Lembro, Tenho (2013), curta selecionado para 27 festivais brasileiros e internacionais e vencedor de 20 prêmios até o momento.

Rafhael Barbosa foi escalado recentemente para compor a mesa do júri do Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem, que acontece de 17 a 28 de novembro deste ano, na cidade de Taquaratinga do Norte-PE.