Arapiraca

Brisa do Lago: uma Arapiraca abandonada pelo poder público

Por Redação 14/11/2014 15h03
Brisa do Lago: uma Arapiraca abandonada pelo poder público

“Colocar uma placa dizendo que o valor da obra é de R$ 180 mil e a gente não vê nada sendo feito ou terminado é uma tapa na cara de nós moradores desse lugar. Ali era para ter uma quadra coberta para as crianças e jovens aqui da comunidade, mas a obra está parada há um tempão”. A declaração é de Iracema Maria dos Santos, 42, proprietária de lan house no conjunto popular Brisa do Lago, no Olho D’ Água dos Cazuzinhas, periferia de Arapiraca.
Inaugurado há dois anos, o Brisa possui quase duas mil casas e mais de 20 mil pessoas. O local, segundo os moradores, foi abandonado pelo poder público. A reportagem do 7

O 7 Segundos esteve no Brisa do Lago e constatou o abandono: as ruas estão tomadas por lixo e mato, as quadras esportivas com aspecto de abandono. Os problemas não param por aí, como conta Iracema Maria dos Santos.

“Uma vergonha viver em um lugar onde somos tratados com descaso e como se não existíssemos. Como vamos colocar uma criança para brincar em quadras que não têm condição de absolutamente nada. São crianças e adolescentes ociosos e que podem, se não tivermos cuidado, utilizar o tempo para fazer besteira. O Brisa do Lago poderia ser um modelo de lugar agradável para vivermos, mas foi abandonado”, declarou a autônoma.

“Cema”, como é chamada pelos vizinhos no Brisa, também apontou mais problemas de infraestrutura que existem no Brisa do Lago como a ausência de uma escola com Ensino Médio. Hoje, a comunidade conta somente com a de Ensino Fundamental Escola Maria Cleonice Barbosa. 


“Precisamos também de uma escola para alunos do Ensino Médio porque não dá para gastar com transporte até Arapiraca, sem contar com a insegurança que toma conta da nossa cidade, não dá para mandar nossas crianças assim. Além disso, o ônibus que serve para levar os que estudam fora daqui é velho e sem condição de transportar. Meu filho de 11 anos saiu daqui da escola do Brisa e hoje estuda no Colégio Djalma Mateus Santana por conta desse problemas”, disse Iracema.

Quebra-molas e ponto de ônibus

Nos fins de semana, conta a moradora, a quantidade de carros e motos no Brisa do Lago é enorme. Segundo ela, amigos e familiares dos que lá residem aproveitam o sábado e domingo para visitá-los. A inexistência de abrigos para os moradores esperarem por ônibus é outro problema no Brisa do Lago.

“Pode ir caminhar por aí que você logo vai ver os estudantes no sol esperando ônibus para ir estudar porque aqui não há um ponto de parada sequer. Na semana passada, um garoto aqui do Brisa foi atropelado e perdeu os dentes porque não há quebra-molas nem sinalização adequada ”, disse Iracema Maria.

Prefeitura – A reportagem do 7 Segundos procurou secretários que respondem pelas pastas citadas na matéria, mas não obteve sucesso. Por meio da assessoria, a prefeitura de Arapiraca explicou que a construção da cobertura da quadra não está abandonada e que, como o projeto é feito por etapas, parte da estrutura do local está sendo preparado em outro lugar fora do Brisa do Lago.

Sobre a construção de uma escola de Ensino Médio, a prefeitura avalia que, diante das dificuldades financeiras que atravessa Arapiraca, a criação de novo estabelecimento de ensino será feita em lugares onde ele não exista.
Também sobre o time educação, a assessoria afirmou que o município criou, recentemente, duas escolas nas comunidades de Canafístula e Pau Darco.

A reportagem tentou contato com órgãos como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito para ouvir a pasta sobre sinalização e colocação de quebra-molas reivindicados pelos moradores do Brisa, mas não conseguiu.