Região Metropolitana do Agreste

Em Craíbas, governador acompanha fertilização de bovinos

Por Agência Alagoas 03/11/2014 13h01
Em Craíbas, governador acompanha fertilização de bovinos

O governador Teotonio Vilela visitou no sábado (1º) a Fazenda Albuquerque, zona rural do município de Craíbas, onde acompanhou a fertilização de reses da propriedade que faz parte do Programa de Melhoramento Genético do rebanho alagoano. O chefe do Poder Executivo destacou a importância do projeto para o futuro da genética bovina no Estado.

"Essa ação vai provocar um revolução na qualidade da genética do gado alagoano, beneficiando principalmente o pequeno produtor", afirmou.

Os implantes de embriões são feitos por meio de Fertilização In Vitro (FIV) resultante da parceria entre o Estado de Alagoas e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), firmada em maio deste ano. O objetivo do projeto é fazer com que a fertilização in vitro seja acessível também para o pequeno produtor.

 "Assistir ao resultado de uma parceria do governo do Estado com o Sebrae e a in vitro, uma empresa especializada na produção de embriões, é uma alegria, assim como ver Alagoas realizando um programa que prevê o implante de três mil embriões em vacas que já foram melhoradas geneticamente. Temos agora reses de qualidade genética alta com implantação de embriões de puríssima genética", completou.

A taxa de sucesso de prenhez com os implantes é de 30%, de acordo com os técnicos da In Vitro Brasil. O acordo é que o produtor arque apenas com 20% do custo do procedimento, que será de R$ 1.100 por prenhez. Os 80% restantes serão custeados pelo Sebrae/AL. Considerando os custos normais de mercado atualmente, este tipo de serviço não fica por menos de R$ 2 mil reais para os poucos produtores de Alagoas que vêm adotando essa tecnologia individualmente.

Serão mil prenhezes para este ano e dois mil para o próximo. O programa se estenderá até a próxima gestão, uma vez que o retorno se dá em médio prazo, quando os animais fecundados estiverem dando cria. Na parceria, o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) disponibilizou instalações do Polo Agroalimentar de Batalha para funcionar como apoio às ações do laboratório.

As vacas coletadas são de renomadas fazendas do Sudeste do Brasil e têm genealogia conhecida, garantindo a qualidade do animal a ser gerado através do processo de Fertilização In Vitro. Assim, a expectativa é que Alagoas, em médio prazo, melhore ainda mais a qualidade genética do rebanho.

Atualmente, o Estado já ocupa a 5ª melhor produtividade por vaca/ano no ranking nacional e a 1ª no Nordeste. O projeto vai beneficiar 22 municípios, a maioria deles localizada na região da Bacia Leiteira.