Alagoas

Socioeducandos participam da 4ª edição de Jornada Literatura

Por Assessoria 22/10/2014 18h06

Olhos atentos e semblantes sérios, assim estavam as fisionomias dos socioeducandos da Unidade de Internação Masculina III que participaram da 4ª Edição da Jornada Sesc de Literatura, no Espaço Recreativo Cultural do Sesc Poço, na tarde desta quarta-feira (22). Cerca de 15 adolescentes participaram de atividades como dinâmica de grupo, exibição de documentário, oficina de desenho e contação de histórias.

 

A visita a unidade do Sesc foi uma iniciativa da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase), responsável pela reintegração dos jovens à sociedade. A primeira ação realizada na tarde de atividades foi uma dinâmica, executada por um professor do Sesc, que valorizou o trabalho em grupo e a cooperação entre os jovens.

 

Logo após, os socioeducandos tiveram a oportunidade de assistir documentário "Edimilson", produzido pelo Ateliê Sesc de Cinema e que conta a história de Edimilson, deficiente visual que trabalha como artista de rua no Centro de Maceió e ficou conhecido como o "Ceguinho do Centro". A atenção dos jovens foi total durante a exibição do documentário que encantou os adolescentes.

 

Os socioeducandos também participaram de uma oficina de pintura e conheceram a biblioteca do Sesc, onde foram presenteados por uma contação de história baseada nas obras do autor Graciliano Ramos. De acordo com Guilherme Ramos, analista em literatura do Sesc, a oportunidade dos adolescentes participarem de atividades como a de hoje, contribui para que eles se reconheçam como cidadãos.

 

"Muitas vezes há preconceito com a literatura, e na minha concepção, os socioducandos representam a 'literatura' da sociedade, pois muitas pessoas ainda se assustam com a existência da situação deles. Com essa iniciativa queremos quebrar alguns tabus e contribuir com o processo de reintegração social dos jovens, fazendo com que eles se sintam integrados com o meio do qual vieram", afirmou.

 

A gerente da UIM III, Aparecida da Silva, ressaltou a importância dos adolescentes socializarem com outras pessoas além daquelas com as quais convivem na unidade de internação. "É muito interessante que os socioeducandos participem de momentos como esse. É uma forma de mostramos que temos confiança neles e isso ajuda a melhorar o comportamento e a convivência dos jovens entre si, como também entre a gerência e os monitores", afirmou.

 

Ao término das atividades, os adolescentes estavam alegres e agradecidos pela oportunidade de passar uma tarde atípica. O socioeducando L.B.S, de 18 anos, está há 5 meses na UIM III e afirmou que ações como essa oferecem a chance de quebrar um pouco do preconceito social que existe. "Desde que entrei na unidade, meu pensamento mudou muito. Quando há contato com outras pessoas como hoje, sempre procuro tratar todos com educação para que percebam que estou aproveitando a chance de melhorar", concluiu.

 

Jornada Sesc de Literatura - A Jornada Sesc de Literatura é resultado de uma parceria entre o Sesc Alagoas e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos. A Jornada ocorre durante o período de 19 a 24 de outubro, com programação variada, destinada ao público de todas as idades e com entrada gratuita. Contação de histórias, lançamentos de livros, exibições de cinema e oficinas, são algumas das atrações da 4ª Edição da Jornada Sesc de Literatura.