Alagoas

Em Alagoas, população pode fazer ocorrência policial pelo celular

Por Agência Alagoas 10/10/2014 10h10
Em Alagoas, população pode fazer ocorrência policial pelo celular

O novo sistema de Delegacia Interativa de Alagoas já está disponível e pode ser acessado por qualquer dispositivo - computador, celular, tablet – por meio do endereço 'www.delegaciainterativa.al.gov.br'. O sistema permite que o cidadão faça o registro de furto, perda ou extravio de onde estiver através da internet, sem necessidade de se deslocar até uma delegacia.

Além de mais moderno e adaptável a qualquer dispositivo, a nova delegacia interativa permite o registro de ocorrências por estrangeiros e menores de idade, o que antes não era possível. O boletim de ocorrência também foi inovado com o QR code, facilitando a verificação de autenticidade por parte da Polícia Civil.

"É uma ferramenta excelente que estamos disponibilizando ao povo alagoano e também aos turistas que podem desfrutar do serviço com versatilidade, utilizando qualquer dispositivo. A polícia ganha principalmente com otimização do tempo e com a facilidade de atestar os boletins de ocorrência através da integração da delegacia interativa com os demais sistemas da Polícia Civil", destacou o delegado Geral da Polícia Civil, Carlos Reis.

A nova delegacia interativa foi apresentada à Polícia Civil na quinta-feira (9) pela equipe de desenvolvimento de sistemas do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

O analista de sistemas Manfredi Melo explicou o desenvolvimento do projeto que foi feito em cinco meses com interação direta da Polícia Civil.

"Mudamos o fluxo de registro para tornar mais fácil para o cidadão. O sistema está integrado com o Sispol e com banco de dados da Polícia Federal, o que facilita o trabalho da polícia em validar o registro e identificar se o Boletim de Ocorrência (BO) já foi feito ou não, evitando a duplicidade de BOs", afirma Manfredi.

O coordenador de informática da Polícia Civil, Alcimar Costa, ressaltou também a qualidade do projeto. "O sistema desenvolvido pelo Itec seguiu todas as melhores práticas de desenvolvimento de software, onde foi feito e disponibilizado o registro do passo a passo de desenvolvimento, facilitando a continuidade do projeto e alterações que precisem ser feitas futuramente. A nova delegacia interativa está utilizando tecnologia de ponta e está bem superior a outras delegacias virtuais que analisamos", completa Costa.

Ainda este mês, a delegacia deve estar disponível em quatro idiomas. A expectativa é que o atendimento online registre entre 60 a 80 boletins diariamente, uma média de 1.800 boletins mensais.

O diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, ressaltou que projetos como o da Delegacia Interativa estão diretamente ligados aos objetivos estratégicos do Itec, que tem por prioridade focar em sistemas que ofereçam serviços diretos ao cidadão.