Política

Gilvânia Barros enaltece dia do vereador

Por Assessoria 01/10/2014 09h09
Gilvânia Barros enaltece dia do vereador
- Foto: Cláudio Roberto/ assessoria

A passagem do dia do vereador, a ser comemorado hoje, primeiro de outubro, foi destacada pela presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereadora Gilvania Barros, como símbolo do legislador municipal que é um elo entre o povo e os poderes constituídos acompanhando as ações do Poder Executivo, reivindicando e buscando melhorias para as comunidades.

De acordo com Gilvania Barros, o vereador consciente e defensor da cidadania é muito importante para o desenvolvimento do município.

A sociedade espera que cada um cumpra bem o seu papel, fazendo a sua parte em favor da população, disse Gilvania Barros.

A lembrança pela passagem alusiva ao Dia do Vereador, comemorado hoje, foi feita pela presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Gilvania Barros, através de Voto de Aplauso de sua autoria, aprovado pelos 15 vereadores arapiraquenses.

A primeira eleição para vereador, no Brasil, ocorreu em 1.532, na vila São Vicente;
Em toda a história do país, as casas legislativas somente deixaram de existir em dois momentos, ambos com Getúlio Vargas: de 1.930,com o golpe, até quando foi promulgada a nova Constituição; e de 1.937, quando foi instituído o Estado Novo, até 1.946, quando voltou o regime democrático;

Até meados dos anos 60, do século XX a função não era remunerada, no Brasil.
A Lei Federal 7.212/84 instituiu o dia 1 de outubro, como o "dia do vereador" em todo território nacional;

Pero Vaz de Caminha, escrivão famoso por sua carta ser o único documento a registrar a chegada da armada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, foi "vereador" na cidade do Porto, encarregado de redigir os Capítulos da Câmara Municipal a ser enviados às Cortes.