Arapiraca

Alunos visitam instalações da SMTT na Semana do Trânsito

Por Assessoria 23/09/2014 17h05
Alunos visitam instalações da SMTT na Semana do Trânsito
- Foto: Assessoria

"Trânsito e Cidadania na Educação Infantil". Este é o projeto do Centro de Educação Infantil (CEI) Creche Câmara Júnior, da Associação Pestalozzi de Arapiraca, no bairro Itapoã, para educar as crianças durante a Semana Nacional do Trânsito e as trouxe para conhecer as instalações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nesta terça-feira (23).

O projeto abrange 140 crianças de dois anos a cinco anos de idade que estudam em tempo integral e nos turnos da manhã e tarde. A tarefa do dia foi conhecer as instalações da SMTT, os agentes de trânsito e como funciona o órgão municipal de trânsito.

Vestidas com avental nas cores vermelho, amarelo e verde em representação às cores do semáforo, as crianças foram recepcionadas pelo superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, que falou para elas a importância de já aprenderem sobre sinalização e as regras de trânsito, principalmente de atravessar a rua pela faixa de pedestre.

"É assim que vamos transformar a sociedade para um futuro mais consciente sobre a educação no trânsito e, sobretudo, diminuir os índices de acidentes no trânsito, principalmente os acidentes relacionados aos pedestres", explicou Ricardo Teófilo.

A diretora da Creche Câmara Júnior, Cícera Protázio, afirmou que a partir do projeto os professores fazem atividades lúdicas em sala de aula, ensinando as cores do semáforo e a sinalização para as crianças, além de proporcionar a elas visitas como a realizada na SMTT.

"Constatamos que os ensinamentos sobre o trânsito ultrapassam a sala de aula e tem um reflexo na família dessas crianças que passam a ser multiplicadoras dessas ações", reforçou Cícera Protázio.

A diretora declarou ainda que o projeto incentiva também as famílias a se educarem com relação às normas de trânsito e assim reduzir os índices de acidentes na cidade.

Conscientização infantil

Representando um agente de trânsito, Akylles Guilherme Rodrigues de Oliviera, de 2 anos, comandou o pelotão infantil durante a visita à SMTT. As crianças também receberam o apoio do agente de autoridade de trânsito Tales Farias, que acompanhou os trabalhos da garotada.

"É uma ação interessante porque as crianças vão aprendendo desde cedo a respeitarem as regras do trânsito e a conhecerem o trabalho do agente de trânsito", disse o agente da SMTT.

A professora pedagógica, Cledja Vital Nunes da Silva, ressaltou que o projeto preenche a lacuna da falta de um componente curricular sobre educação no trânsito e que possibilite às crianças aprenderem e adquirirem respeito pelas regras de trânsito.

"Esse trabalho faz com que as crianças percebam o valor das normas sociais quanto à segurança individual e coletiva no trânsito, como também contribuam efetivamente na preservação da vida, da redução de acidentes e da promoção para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos", destacou Cledja Nunes.

Palestras educativas

Para reforçar a conscientização infantil, o Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT (DET) está realizando palestras nas escolas da rede municipal de ensino sobre o respeito mútuo entre condutores e pedestres às leis de trânsito.

As palestras são baseadas na campanha nacional de trânsito que tem o tema "Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre" como forma de conscientizar a todos para as questões da mobilidade e acessibilidade no trânsito.

"É um trabalho minucioso e que temos o prazer de fazê-lo porque estamos educando essas crianças hoje para que elas sejam os motoristas de amanhã com prudência e respeito a todos", frisou Carlos Chesmo Torres, da equipe do DET.