Arapiraca

Turma do Biribinha recebe prêmio de destaque cultural em SP

Por Assessoria 15/09/2014 16h04
Turma do Biribinha recebe prêmio de destaque cultural em SP
- Foto: Assessoria

Um dos maiores baluartes do cenário artístico de Arapiraca, o ator e palhaço Teófanes Silveira, o “Biribinha”, recebeu prêmio cultural na cidade de Americana, interior de São Paulo, por sua contribuição ao setor no local.

O “Prêmio Destaque Cultural do Ano”, na categoria Teatro, dado no último dia 10 para a Companhia Turma do Biribinha, a qual Teófanes Silveira encabeça, foi concedido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Americana, Paulo Chocolate.

Segundo o artista circense, a honraria refere-se aos trabalhos culturais feitos no ano de 2013. “Além de levar o nome de Arapiraca conosco, agora também levaremos o de Americana. Somos gratos pelo acolhimento e generosidade”, diz Silveira, que reside há três anos no município paulistano. Em julho, representou Arapiraca na 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em Pernambuco, com o espetáculo “O reencontro dos palhaços na rua é a alegria do Sol com a Lua”.

Ele e a Turma do Biribinha têm apresentação já marcada para este domingo (14), no Teatro Municipal José de Castro Mendes, na cidade de Campinas-SP. O evento, chamado “Encontro Geral do Riso”, vai até 21 de setembro e abordará o circo e o teatro.

Além disso, em novembro próximo, Teófanes Silveira dará palestras na “Oficina de Palhaço”, no Centro de Referência e Formação da Comicidade, a conhecida Escola de Palhaços de Santa Catarina.

A última passagem de Biribinha por Arapiraca foi lançando sua peça existencialista "Sem Você Eu Não Sou Ninguém", no Teatro do Sesi, em outubro do ano passado. Na cidade, há a Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira, obra entregue na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, que serve de espaço para aprendizado de milhares de jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino.