Alagoas

Santuário de peixe-boi é entregue por Luciano Huck em Porto de Pedras

Por Correio de Alagoas 09/09/2014 18h06
Santuário de peixe-boi é entregue por  Luciano Huck em Porto de Pedras
- Foto: Google

O apresentador do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, Luciano Huck, entregou, na manhã desta terça-feira (09), a reforma da Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe-Boi Marinho, mais conhecido como o Santuário do Peixe-boi.

Localizado na cidade de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas, a nova sede foi construída através do quadro “Um por Todos, Todos por Um”.

Segundo a bióloga e presidente da associação, Tertuliana Flávia, o santuário é um dos atrativos turísticos do município, além de ser um gerador de renda para a população local. “As belezas naturais do município chamam muita atenção e o passeio no Rio Tatuamunha é uma experiência única. Além disso, esse projeto ajuda atualmente cerca de 50 famílias que vivem do trabalho que o santuário gera”, explica.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, essa ação do programa global vai valorizar ainda mais o turismo alagoano e poderá ajudar a aumentar o fluxo de turistas na região. “O programa do Hulk é uma vitrine internacional. Além da própria divulgação do Santuário que atrairá a atenção de muitos turistas, o destino Alagoas também será destaque na televisão”, destaca.

Associação

Construída há cinco anos por uma solicitação do Ministério Público Federal, o Santuário do Peixe-boi foi criado através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que trouxe novas regras para proteger o mamífero em risco de extinção. Atualmente, a associação se preocupa com a visitação desordenada, assim como os perigos da caça predatória do animal. Para conter riscos e manter um equilíbrio, o fluxo de visitas fica limitado a 70 por dia.

O trabalho desenvolvido vai muito além do segmento do turismo de observação. Em conjunto com o Projeto Peixe-Boi, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a associação desenvolve atividades pedagógicas dentro das escolas, principalmente públicas, promovendo visitas aos peixe-bois, palestras sobre o habitat destes animais e educação ambiental, além de articular pesquisas e desenvolver capacitações e credenciamento dos condutores.

A associação se mantém pelas mensalidades dos associados, da porcentagem dos passeios realizados no Rio Tatuamunha para contemplação do peixe-boi e de uma parte da venda de souvenirs, que são comercializados na sede da associação.