Arapiraca

Um mês após inauguração, salas se firmam como atração cultural

Por Clau Soares, especial para o 7Segundos 12/07/2014 18h06
Um mês após inauguração, salas se firmam como atração cultural
- Foto: Luciano Milano/ Arquivo

Quando a promessa da vinda do cinema para Arapiraca tomou forma concreta, com fachada em um dos cantos do Arapiraca Garden Shopping, muitos amantes do cinema iniciaram uma angustiante espera. A desesperança de ter um templo da sétima arte no interior de Alagoas passou, em pouco tempo, para ansiedade - e muitas fotos e comentários apreensivos nas redes sociais. Até meme (algo que se espalha na rede) a vinda do cinema gerou. A espera, no entanto, acabou no dia 11 de junho,há um mês, quando a empresa Cinesystem anunciou que o cinema de Arapiraca estava, finalmente aberto ao público.

As críticas transformaram-se em encantamento. Não era qualquer cinema, mas seis salas confortáveis, com tecnologia de ponta e o indispensável: telas enormes, som de qualidade e capacidade para 1.490 pessoas. Para o relações públicas e estudante, Téo Carnaúba, de 27 anos, o cinema era uma necessidade local em virtude da carência de opção de lazer na cidade. “Ia muito à Maceió e tento comprar os filmes que gosto. Como não tinha cinema por aqui, precisava baixá-los para confirmar se seriam bons ou não”.

Cinéfilo assumido (ele tem até um blog, o CineMografia, com cerca de 400 textos), Téo revela que tinha receio de que o cinema, ainda que chegasse, não conseguisse se firmar na região. “Fiquei reticente, pois não sabia como seria a aceitação do público arapiraquense. ‘As pessoas perdem o interesse fácil por aqui. Então, fiquei feliz e ao mesmo tempo preocupado com relação a concretização do cinema. Ele tem que ficar aqui para sempre”, explica.

Quanto à manutenção do cinema em Arapiraca, parece que não há porque preocupação. De acordo com a gerente de expansão do Cinesystem, Jane Gambarin, a receptividade tem sido acima do esperado. “Sabíamos o quanto um cinema era desejado no interior do Estado e, de fato, o público está correspondendo muito bem às nossas expectativas”, afirma. E completa: "além de uma ótima média de ocupação durante a semana, o multiplex de Arapiraca tem operado com salas lotadas aos finais de semana e dias promocionais, como a “Terça Mais Cinema”, "Lady Quarta" e a “Quinta do Beijo”.


Primeira vez no cinema

A chegada do cinema tem proporcionado ainda experiências novas para moradores de Arapiraca e da região. É o caso da estudante Ana Karoline de Lima Silva, de 16 anos. Ela nunca tinha visto um filme em uma sala de cinema. “Desde criança, sempre gostei de filmes e a opção que tinha era assistir em casa”, diz.

Karoline conta que assim que soube da inauguração convidou o namorado, como ele não quis, eles brigaram e ela acabou indo com a mãe. Assistiu ao “A Culpa é das Estrelas”. “Não ia deixar de ir por causa dele”, confessa. “Foi muito interessante, nunca vi uma tela tão grande. A sensação de assistir é bem melhor”, afirmou.

Ao que parece, a grande tela ainda irá surpreender e encantar muita gente por essas bandas, além de satisfazer a paixão de outros. “Para mim, cinema é uma das artes mais completas, talvez seja “a” arte da era moderna. Reúne áudio, imagem e "brinca" com as sensações. Para mim, apesar de beber da literatura, da fotografia e da música, o cinema é uma arte única”, filosofa Téo Carnaúba.