Arapiraca

Fora do Binário Central e Zona Máxima, Rua do Sol segue com trânsito caótico

Por 7 Segundos 18/06/2014 16h04
Fora do Binário Central e Zona Máxima, Rua do Sol segue com trânsito caótico
Rua do Sol, em Arapiraca. - Foto: 7 Segundos

Carretas, caminhões, carroça de mão e carros particulares de consumidores todos estacionados dos lados da via, a Rua do Sol é uma grande dor de cabeça para quem opta ou é obrigado a ter que passar pelo local, no Centro de Arapiraca.

No começo dessa semana, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca divulgou os projetos Zona Máxima, restringindo a circulação de vans, e Binário Central, alterando o sentido da Avenida Rio Branco e da Rua Fernandes Lima. Em nenhum dos projetos há previsão de mudança e solução, pelo menos diretamente, para a Rua do Sol.

Reconhecida pelo enorme comércio atacadista – são pelo menos 50 mercadinhos e afins, de pequeno, médio e grande porte – a Rua do Sol pode ser comparada ao trânsito de locais como a Índia, tamanho é o grau de desorganização e falta de fiscalização do poder público municipal.

No começo da tarde desta quarta-feira (18), o portal 7 Segundos esteve no local para uma reportagem e flagrou, enquanto conversava com comerciantes e transeuntes, uma carreta de grande porte e carregada de sabão, atravessada no meio da via por não ter como acessá-la.

Parado por não poder fazer a manobra, o motorista baiano Geraldo Oliveira Santos, de 53 anos e quase 30 na profissão. Ele conta que há pelo menos um ano vem para Arapiraca com frequência descarregar material na Rua do Sol. Apesar de não ser perito em regras de trânsito, Geraldo Oliveira sabe o que é preciso para que o tráfego da Rua do Sol deixe de ser o caos que é há mais de três décadas.

“O certo aqui é que os empresários construam depósitos em outros locais e que a carga e descarga seja feita longe daqui. Não há condições, e vocês aí da reportagem estão vendo, de ninguém fazer carga e descarga em uma rua estreita como essa, no Centro da cidade, onde todo mundo estaciona dos dois lados e faz o que quer. Já venho aqui há mais de um ano, nunca mudou e nós precisamos ter muita paciência, como agora que não consigo entrar na rua porque há um carro estacionado na esquina, carroças de mão do outro lado, motos e tudo mais”, lamenta o motorista baiano.

Enquanto retornava da Rua do Sol, a reportagem teve a oportunidade de encontrar quatro fiscais da SMTT na Praça Marques da Silva, e informá-los sobre a carreta de Geraldo Oliveira, atravessada na pista, causando grande engarrafamento na Domingos Correia, após uma padaria de grande porte de Arapiraca.

Empresários desrespeitam determinação

Na Rua do Sol há 5 anos, o comerciante do ramo de bomboniere, Gerlúcio Soares de Melo, 32, conversou com o 7Segundos e reconheceu que a carga e descarga de mercadorias no local inviabiliza o trânsito em uma das ruas do Centro de Arapiraca. 

Gerlúcio revela que em 2013, ainda na gestão do então prefeito Luciano Barbosa, a prefeitura reuniu os empresários e fizeram um acordo para o trabalho na via. Segundo o comerciante, ficou acertado que carga e descarga só poderiam ser feitas depois das 18h. O problema é que a medida doeu no bolso dos comerciantes do local e logo a medida estabelecida pela prefeitura deixou de ser cumprida. 

“A dificuldade dessa medida é que os funcionários não queriam trabalhar durante a noite e, às vezes, madrugada, e nós não poderíamos pagar hora extra a eles. Por isso, não deu certo”, admite o comerciante. Em seguida, um novo acordo entre prefeitura e comerciantes da Rua do Sol foi estabelecido.

“Desta vez, ficou combinado que em alguns dias da semana somente estacionariam em um lado da via, o mesmo acontecendo com carretas e caminhões. Até que funcionou no começo. O problema é que a SMTT deixou de fiscalizar e tudo ficou como era antes”, disse Gerlúcio.

SMTT diz que há muita resistência

Em contato com a reportagem, a assessoria de comunicação da SMTT afirmou que vem conversando com os empresários do local para tentar uma saída que resolva o impasse, mas diz que os comerciantes resistem a qualquer mudança e que o poder público municipal tem projeto para desobstruir o trânsito na Rua do Sol. Só não existe data para entrar em vigor.

“Como foi dito na apresentação da Zona Máxima e do Binário Central, Arapiraca não comporta mais situações como da Rua do Sol. Por isso, já trabalhamos com a conscientização dos comerciantes, que acabam resistindo de maneira bastante complicada. Mas a sociedade arapiraquense pode ficar ciente de que há um projeto em curso na SMTT e, mais cedo ou mais tarde, aquela situação vai ser resolvida. Sabemos que o ideal é que eles tenham depósitos fora do Centro para que, em carros menores, possam levar as mercadorias para seus negócios na Rua do Sol”, afirmou a assessoria de comunicação da SMTT.

“Por ora, o projeto do Binário Central vai possibilitar a quem vem da Avenida Fernandes Lima ou da Domingos Correia não pegar a Rua do Sol. Isso, acreditamos, já poderá melhorar o trânsito no local”, comentou a assessoria.

Ainda segundo a SMTT, o projeto que está sendo feito pela prefeitura também prevê o fim da utilização de caminhões e carretas pelas ruas do Centro da cidade.