Alagoas

Professora da rede estadual será intérprete durante a Copa

Por Redação com Assessoria 30/05/2014 18h06
Professora da rede estadual será intérprete durante a Copa
- Foto: Assessoria

Uma professora de Língua Inglesa da rede pública estadual será intérprete de japonês durante a Copa do Mundo. Professora da Escola Estadual Campos Teixeira, na Ponta da Terra (vinculada à 13ªCoordenadoria Regional de Educação), Andréa Machado vai auxiliar a imprensa nipônica que estará hospedada em Recife durante a competição futebolística.

Desde a infância, Andréa é apaixonada por idiomas estrangeiros e, ainda criança, começou a estudar Inglês. “Sempre gostei muito de estudar e quando encontrava um estrangeiro aqui em Maceió, fazia logo amizade”, brinca. Sua história com o idioma oriental também é antiga e começou ainda na adolescência, quando sua família se mudou para o Japão. Na época, o seu pai, o técnico Roberval Davino (ex-CRB) foi um dos primeiros brasileiros a se aventurar na Terra do Sol Nascente como treinador do IEC FC, na cidade de Yatsushiro. “Estudei o equivalente ao Ensino Fundamental no Japão e fizemos muitas amizades lá. Mesmo quando voltamos ao Brasil, continuei a dar assistência a jogadores brasileiros que foram para lá”, lembra.

Após voltar do Japão, Andréa se mudou para os Estados Unidos, onde cursou o Ensino Médio. Após concluir sua faculdade em São Paulo, ela seguiu para Londres para fazer uma especialização e, posteriormente, fez seu Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras tanto no Japão como nos EUA.
 

Intercâmbio – No início deste ano, Andréa participou de intercâmbio de três semanas em Miami promovido pelo Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa (PDI) nos Estados Unidos, da Comissão Fullbright. O Fullbright é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Embaixada dos Estados Unidos, cujo objetivo é oportunizar a professores de Língua da rede pública brasileira fortalecer a fluência no idioma bem como aprimorar suas práticas de ensino. Em Alagoas, 12 professores da rede estadual participaram do programa entre 2013 e 2014.

“Em Miami, conhecemos as escolas públicas e a universidade local, a Florida International University. Foi uma troca de experiências muito boa e já estou desenvolvendo projetos sobre a Língua Inglesa na Campos Teixeira”, adianta.

Coordenadora da 13ªCRE, Alexandra Pedrosa, aponta Andréa como uma profissional exemplar. “Temos muitos servidores competentes nas nossas escolas, e, além da Andréa, outras professoras nossas também fizeram o intercâmbio Fullbright. A participação da Andréa na Copa reforça o reconhecimento da grande profissional que ela é. E ter estes talentos da rede pública reconhecidos é algo que nos deixa muito feliz”, afirma Alexandra.

Exemplo - Andréa viaja para Recife este sábado para auxiliar os profissionais da rede de TV NHK e acredita que a experiência também trará frutos positivos para os seus alunos. “Vou compartilhar com minhas turmas tudo que vivenciar na Copa. Quero mostrar que eles devem sempre estudar e conquistar os seus sonhos, pois, seu eu consegui, eles também conseguem”, frisa.