Alagoas

Adolescentes participam de oficinas de fotografia

Por Redação com Assessoria 29/05/2014 16h04
Adolescentes participam de oficinas de fotografia
- Foto: Assessoria

Adolescentes da comunidade quilombola Palmeira dos Negros, que fica localizada na zona rural de Igreja Nova, município do Baixo São Francisco alagoano, participam, nos dias 31 de maio e 1 de junho, das oficinas de fotografia do projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas.

Na ocasião, o grupo de 20 adolescentes vai receber dicas teóricas e práticas de composição fotográfica e terão a oportunidade de fotografar aspectos da cultura e do cotidiano da comunidade onde vivem.

O exercício, que se repetirá nos dias 14 e 15 de junho, tem como proposta estimular a percepção dos adolescentes para as artes visuais, valorizando as manifestações e identidades culturais; como também, incentivar o acesso e o conhecimento dos meios tecnológicos nas pequenas comunidade do interior de Alagoas.

Formatado como um projeto de envolvimento cultural que proporciona o “Fazer” e “Apreciar” arte, o Autorretrato Nordeste monta no dia 28 de junho, em um espaço dentro da comunidade quilombola, uma mostra fotográfica com as imagens que foram captadas pelos adolescentes durante as oficinas de fotografia.

Autorretrato Nordeste

Utilizar a fotografia digital como ferramenta tecnológica no estímulo ao fortalecimento da identidade negra alagoana é apenas um dos principais objetivos da terceira edição do Projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas, ganhador do prêmio Artes Negras da Fundação Nacional de Arte (Funarte), do Ministério da Cultura.

Com foco etnográfico e cultural, o trabalho do Autorretrato Nordeste consiste na construção coletiva de documentos imagéticos produzidos pelos próprios quilombolas. A partir da leitura de mundo e do olhar dos participantes, que são estimulados a observar e registrar o lugar onde vivem, valorizando as riquezas culturais e geográficas.

Nesta edição o Autorretrato Nordeste já realizou atividades na comunidade Bom Despacho, em Passo do Camaragibe; e vai ainda promover oficinas e mostras de fotografia em comunidades quilombolas de Viçosa e Batalha.

De caráter cultural e social, sem finalidade comercial, todas as atividades do projeto Autorretrato Nordeste, realizadas pela Atitude Gestão de Ideias, acontecem de forma gratuita.

Para saber mais sobre o Autorretrato Nordeste acesse a página