Alagoas

Médico portador de ELA inicia greve de fome em protesto contra falta de verba

Por Redação 28/05/2014 17h05
Médico portador de ELA inicia greve de fome em protesto contra falta de verba
- Foto: Google

O cardiologista alagoano Hemerson Gama, que é portador Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), divulgou na última terça-feira (28) que está abandonando os projetos científicos relativos à doença, pois o Ministério da Saúde não liberou verba. O médico iniciou hoje uma greve de fome em protesto contra a falta de incentivo.

“Eu decidi me afastar de todas as atividades e quero dizer que não vou seguir adiante com meus propósitos”, frisou.

Hemerson acrescentou que deu início nesta quarta-feira (28) a uma greve de fome. “Eu espero poder expressar para a sociedade brasileira meu descontentamento com o comportamento do governo”, desabafou.

O médico foi diagnosticado com ELA em agosto de 2012, a partir daí ele iniciou uma visita a diversos centros de saúde do Brasil e do exterior a procura de tratamento.

Esclerose lateral amiotrófica

Também chamada de doença de Charcot ou Lou Gehrig 1 se caracteriza pela degeneração dos neurônios motores - células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Os músculos necessitam de uma inervação patente para que mantenham sua funcionalidade e trofismo e com a degeneração progressiva ocorrerá atrofia por desnervação, ocasionando dificuldade de executar movimentos e perda de força muscular.