Agreste

Reforma é paralisada e alunos têm aula em espaço improvisado

Por Jefferson Almeida 24/05/2014 09h09
Reforma é paralisada e alunos têm aula em espaço improvisado
- Foto: Jefferson Almeida/7 segundos

Após manifestação de moradores do bairro Boa Vista, em Arapiraca, a respeito da estrutura da Escola Municipal João Saturnino, em abril desse ano, a prefeitura se comprometeu a reformar a escola, mas as obras estão paradas.

 

 

A equipe do portal 7 segundos esteve no local, e constatou a estrutura precária do espaço improvisado. Uma casa alugada serve de sala de aula para seis turmas do ensino infantil.
Funcionários da Escola João Saturnino, alegam que os pedreiros começaram somente o alicerce, mas por falta de material as obras estão paradas. “Esse espaço improvisado já se encontra há 5 meses, e a reforma não é concluída, os alunos ficam nessa estrutura improvisada”, disse uma professora que não quis se identificar.

 

Essa casa utilizada pela escola, é alugada oferece enormes riscos as crianças, que tem contato com objetos enferrujados e assistem aulas num espaço totalmente inadequado.


Entenda o caso


A escola, que tem onze turmas e pouco mais de 780 alunos, que estudam desde o pré-escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental, precisa dispor de um anexo – localizado em frente à escola –, para os estudantes de quatro a seis anos, já que o prédio principal não detém o número de salas suficientes. As salas do anexo, de acordo com os pais, dispõem de um espaço de 3x3m², o que, segundo eles, não é suficiente, já que os alunos são pequenos.

Segundo o funcionário, já foram enviados vários ofícios à Secretaria Municipal de Educação, no entanto até agora nada foi feito. “Não existe verba para manutenção. A escola recebia uma verba de R$ 1000,00 para pequenos reparos, mas o dinheiro foi cortado em agosto do ano passado”, afirmou.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca informou que será aberta uma licitação para a reforma das escolas no município. Quanto à verba de R$ 1000,00 para pequenas avarias, ela foi suspensa, segundo a assessoria, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e deveria ser retomada já em abril.