Agreste

Arapiraca sedia seminário sobre praga Helicoverpa

Por Agência Alagoas 19/05/2014 15h03
Arapiraca sedia seminário sobre praga  Helicoverpa

Desde o começo do ano, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Agência de Defesa Agropecuária Estadual de Alagoas (Adeal), Emater, Embrapa e Ministério da Agricultura vêm trabalhando num plano de supressão da Helicoverpa armigera, praga que vem causando prejuízos a agricultores do Brasil e do Estado. Nesta quinta-feira (22), será realizado em Arapiraca, a partir das 9h, o Seminário Alagoano sobre a Helicoverpa Armigera.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, a praga é nova ainda no Brasil, mas já está trazendo transtornos a diversos estados. “Em Alagoas, foi encontrada em cultivos irrigados no Agreste alagoano em quatro culturas – feijão, quiabo, amendoim e pimentão. Sua proliferação é rápida e por isso, ela também pode estar presente em outras culturas. Nossas ações hoje estão focadas em subsidiar os produtores ao máximo com informações para que eles possam lidar com o problema e minimizar os danos”, explicou.

Entre as medidas do plano de supressão, estão ações de manejo de pragas, utilizando inimigos naturais, agrotóxicos e variedades resistentes (Bt), além de capacitações e outras ações.