Capital

SMS realiza ações de prevenção a DST/Aids e hepatites virais

Por Redação com assessoria 19/05/2014 11h11
SMS realiza ações de prevenção a DST/Aids e hepatites virais

Equipes do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais participaram, durante o final de semana, de três ações itinerantes de prevenção e diagnóstico precoce. No sábado (17), uma das equipes esteve na Escola Municipal Jayme de Altavila, localizada no bairro da Santa Lúcia, pelo Projeto Diálogo Social, que tem como objetivo aproximar a comunidade da gestão municipal. Equipes da Prefeitura dialogam e desenvolvem uma série de ações que pretendem diagnosticar anseios e consequentemente levar melhorias para as comunidades visitadas.

No sábado, foram disponibilizados Testes Rápidos para HIV, Sífilis, hepatite B e hepatite C pelas escolas da Fundação Bradesco, já no domingo, na Igreja do Santo Eduardo, os exames aconteceram em parceria com a Pastoral da Aids, durante a missa pelos mortos por Aids. Ao todo, foram atendidas 250 pessoas e realizados mil exames.

De acordo com a coordenadora do Programa de DST/Aids da SMS, Sandra Gomes, essas atividades são importantes para incentivar o diagnóstico precoce com início imediato do tratamento dos casos diagnosticados. “Somente em 2014, já detectamos 57 novos casos de pessoas infectadas com HIV e três casos confirmados de Aids”, afirma.

A coordenadora destaca ainda que na década de 80, quando surgiram os primeiros casos de Aids, a proporção era de uma mulher para cada 16 homens infectados. Hoje há um empate, a proporção é igual, a cada homem, uma mulher.