Alagoas

Escolas estaduais participam do Concurso de Redação do Senado

Por Agência Alagoas 19/05/2014 13h01

Escolas e estudantes do Ensino Médio das redes públicas de todo o país já podem se inscrever no Concurso de Redação do Senado Federal, iniciativa que estimula a reflexão sobre política, democracia e cidadania e ajuda a disseminar informações sobre o papel de um senador e do Poder Legislativo. Em Alagoas, a expectativa é que 212 escolas estaduais participem do concurso.

Este ano, o tema da redação – que deve ter de 20 a 30 linhas – é “Se eu fosse Senador”. Para participar, é preciso que o aluno tenha no máximo 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2014. A ação conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e, em Alagoas, é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Cada instituição de ensino deverá enviar a sua melhor redação à Secretaria de Educação até o dia 22 de agosto. Cada secretaria de Educação seleciona uma redação finalista e outras duas redações classificadas em segundo e em terceiro lugar e as encaminha ao Senado Federal. As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora do Senado Federal — uma de cada unidade da Federação — classificando as vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os alunos classificados em primeiro lugar em sua respectiva unidade da Federação irão a Brasília para participar, durante três dias, dos trabalhos do Projeto Jovem Senador, que incluem a elaboração de sugestões de proposições legislativas, apresentadas em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal, em comissões temáticas e sessões plenárias.

Em Alagoas – Professores de cada Coordenadoria Regional de Ensino (CREs) do estado participaram, no dia 6 de maio, de capacitação sobre o Concurso de Redação do Senado Federal, esses professores serão multiplicadores em cada CRE.

“O tema é muito importante porque estamos em um ano de eleições e isso faz com que se gere, em sala de aula, uma discussão sobre o assunto. Com isso, os alunos começam a entender como é o trabalho de um senador e qual o reflexo do seu trabalho para a sociedade”, avalia Jair Porto, Gerente de Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas da SEE.