Alagoas

Agentes penitenciários participam de treinamento

Por Agência Alagoas 12/05/2014 14h02
Agentes penitenciários participam de treinamento

Foram 24 dias de intenso treinamento para os agentes penitenciários Damásio Abreu, Felipe Lins e Julio Cutrim. Eles participaram, de 7 a 30 de abril deste ano, em Brasília, do V Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, promovido pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), da Escola Penitenciária do Distrito Federal.

Participaram do curso 54 alunos de 12 estados, sendo duas mulheres vindas do Mato Grosso. Desse total, somente 42 agentes concluíram o treinamento, que teve 258 horas aulas - distribuídas em 24 dias de curso.

Alagoas enviou ao Distrito Federal três servidores, os agentes penitenciários Damásio Abreu e Felipe José Lins, lotados na Diretoria da Escola Penitenciária (DEP); além de Júlio Cesar Cutrin do Grupo de Intervenções Táticas (GIT), que tiveram que passar por um rigoroso processo de seleção promovido pela Escola Penitenciária da Sgap.

Ainda sentindo no corpo e na mente o esforço desprendido durante o curso, os agentes afirmaram que teve dias com mais de 20 horas de instruções práticas e teóricas. “Foi um curso muito puxado, em todos os sentidos, e com pouco tempo para descanso”, reforçou o agente Damásio Abreu.

Durante o curso os alunos aprenderam várias técnicas e a manusear com segurança alguns materiais, como explosivos; diversos tipos de armamento e tecnologias não letais, além do emprego dos ‘sniper’ - atiradores de elite.

Os agentes participaram de exercícios de simulação de combate com faca e as técnicas mais empregadas em imobilizações. Foi dada também ênfase à organização de escoltas armadas e à arte de intervir com eficiência dentro dos presídios, além de noções de orientação, formações de combate, rapel tático e atendimento pré-hospitalar tático.