Sertão

Polícia Civil treina equipes para virtualização de procedimentos

Por Agência Alagoas 12/05/2014 11h11
Polícia Civil treina equipes para virtualização de procedimentos
- Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Alagoas treinou delegados, escrivães e agentes dos distritos policiais de Água Branca, Ouro Branco, Olho D'Água das Flores, Cacimbinhas e Major Isidoro, durante a última semana, para a virtualização e digitalização dos procedimentos policiais.

O processo de modernização e virtualização serve para o encaminhamento à Justiça de inquéritos policiais totalmente elaborados virtualmente. A ferramenta tecnológica agiliza o envio e recebimento de documentos criminais, que se tornam mais céleres e econômicos.

O ciclo de capacitação, que vai percorrer todas as delegacias de Alagoas, envolve as equipes da Cipa (Central de Inquéritos Policiais e Administrativos) da Polícia Civil, sob a coordenação do delegado Flávio Saraiva, diretor da Diretoria de informática e estatística (Deinfo).

Com os procedimentos totalmente informatizados, as vantagens vão desde a economia de papel, uma vez que não será necessário imprimir cópias dos Inquéritos Policiais, até a possibilidade de liberar o policial para o trabalho investigativo.

Flávio Saraiva explicou que as ações, iniciadas em 2012 na capital alagoana, seguem em 2014 e vão cobrir todo o interior do estado até o final de outubro. De acordo com o gerente geral da Cipa, agente de polícia Carlos Eduardo, o treinamento das equipes na digitalização e virtualização segue a lei que determina a informatização dos procedimentos da Justiça estadual.