Capital

Embratur vai apoiar Maceió em evento internacional

Por Redação com assessoria 09/05/2014 11h11
Embratur vai apoiar Maceió em evento internacional
- Foto: Divulgação

Com o objetivo de representar o Brasil no festival Luminara di Santa Croce, em Lucca, na Toscana, e estreitar as relações com a Itália, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Vinicius Palmeira, se reuniu com o presidente da Embratur, Vicente Neto, em Brasília, nessa quinta-feira (8), para convidá-lo a participar do evento internacional.

Maceió recebeu o convite para participar do festival, que reúne mundialmente membros da associação Lucchesi nel Mondo. A capital alagoana tem uma forte ligação com a cidade de Lucca, na Toscana italiana. Um de seus filhos, Luigi Lucarini (1842-1907), foi o arquiteto que planejou grandes patrimônios de Alagoas, na virada do século XIX para o século XX. “Esse mestre foi o responsável por mudar a ‘cara’ da cidade, de uma vila para uma cidade capital. Monumentos e ruas compõem uma beleza arquitetônica única que modernizaram Maceió e que guardam a história do estado”, afirmou Vinicius Palmeira.

O arquiteto italiano construiu o Teatro Deodoro, considerado sua obra prima, o Palácio Floriano Peixoto, sede do governo estadual, o Palácio da Intendência, que foi sede do governo municipal, o Tribunal de Justiça e a Santa Casa de Misericórdia, em Maceió. Lucarini casou-se com uma alagoana e escolheu a capital como cidade domicílio, onde trabalhou e criou seus filhos. Uma relação cultural que se estreitou em um pacto de amizade com a cidade italiana de Lucca.

A Embratur garantiu que estará presente com Maceió na promoção das atividades culturais que serão realizadas durante o festival. “Nos comprometemos a estudar todos os mecanismos de apoio a esta importante iniciativa de irmandade com a cidade italiana no sentido de buscarmos não só ações de relação pública, mas também ações de divulgação da cultura brasileira e incentivo ao turismo no nosso país”, acrescentou Vicente Neto.