Sertão

Governador entrega dessalinizadores no sertão

Por Agência Brasil 16/04/2014 09h09
Governador entrega dessalinizadores no sertão
- Foto: Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho entregou nesta terça-feira (15), com a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabelle Teixeira, 24 sistemas dessalinizadores na Comunidade Timbaúba, no município de Cacimbinhas. A aquisição foi possível graças à parceria firmada entre Estado e MMA, por meio do Programa Água Doce (PAD). Atualmente, cerca de 1700 famílias em 12 municípios são beneficiadas com água para consumo humano, por meio do Programa. A meta do Executivo é ampliar o leque para 38 municípios.

O governador agradeceu o empenho da comunidade para o sucesso do Programa. “São palavras de agradecimento e de parabéns a todos os que participaram do trabalho nessa comunidade que é um exemplo, escolhido entre todos os projetos do Brasil, como o local em que funcionava melhor. Isso se deve ao trabalho de vocês de Timbaúba”, afirmou.

Teotonio explicou que essa é mais uma das ações do governo estadual para melhorar a convivência do sertanejo com a estiagem. “Quero dizer que esse trabalho soma a toda a ação do governo do Estado, sendo que muitas delas são feitas em parceria com o governo federal. A nossa meta é avançar cada vez mais”, explicou Teotonio. O governador destacou o investimento na construção de cisternas para facilitar a vida dos sertanejos.

“Até o final desse ano todas as casas da caatinga alagoana terão pelo menos uma cisterna de primeira água. Isso era impensável no passado, mas agora é possível. Fizemos muitas parcerias e temos hoje muitas cisternas e dezenas e dezenas sendo construídas, com os dessalinizadores, e levando água para quem precisa”, afirmou.

Além dos 24 sistemas dessalinizadores entregues nesta terça-feira (15), frutos de convênio firmado em 2009, Alagoas já está executando o segundo convênio, firmado em 2011, que irá implantar mais 101 sistemas no semiárido. Atualmente, cerca de 1700 famílias em 12 municípios são beneficiadas com água para consumo humano por meio do Programa Água Doce no Estado.

A ministra também parabenizou os moradores e o governo estadual pelo trabalho realizado. “Estamos aqui hoje por um projeto que alia desenvolvimento social e econômico. A presidente Dilma quer soluções permanentes como essa que temos aqui”, afirmou, anunciando mais investimentos para o Programa no Estado.

“Estão assegurados mais R$ 18 milhões para o Governo de Alagoas. Desses, R$ 4,5 milhões já estão disponíveis porque esse modelo deu certo”, ressaltou Izacelle. O governador também garantiu a contrapartida do governo estadual para a continuidade do programa, aumentando o alcance para 38 municípios alagoanos.

“O nosso governo tem criado uma nova realidade, uma nova perspectiva. Ações como essa dignificam, mostram que é possível conviver com a seca com cidadania, com dignidade, mas é preciso que tenha governo e Alagoas agora tem governo”, reforçou o governador.
Representantes do Programa Água Doce de todo o país, presentes em Alagoas para a 1ª Reunião Anual dos Coordenadores Estaduais, acompanharam as entregas na comunidade Timbaúba para conhecer os resultados obtidos com o sistema de dessalinização. Eles visitaram também a Unidade Produtiva com criação de tilápias e plantação de erva-sal para produção de forragem de caprinos e ovinos.

Também participaram da solenidade autoridades das três esferas de governo e os moradores da comunidade.


Programa Água Doce – É uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

Comunidade Timbaúba/Cacimbinhas - A Unidade Demonstrativa de Timbaúba, inaugurada em junho de 2012, foi implantada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério do Meio Ambiente e Governo do Estado de Alagoas.


 Entre as atividades desenvolvidas pela Unidade estão peixamento dos tanques de produção; treinamentos da comunidade para operação da Unidade Demonstrativa: operação do dessalinizador, controle da qualidade da água nos viveiros, cuidados com os peixes e tratamento da erva-sal; biometria dos peixes; mobilização social e sustentabilidade ambiental para a gestão. A Unidade atende a 120 famílias e oferece 5 mil litros de água potável por dia.