Capital

Crucificação de Jesus é encenada por jovens da Jatiúca nesta sexta

Por Assessoria 11/04/2014 09h09
Crucificação de Jesus é encenada por jovens da Jatiúca nesta sexta
Jovens ensaiam a Via Sacra - Foto: Thallysson Alves/Divulgação

A história da crucificação de Jesus será encenada por jovens da Paróquia Divino Espírito Santo, na Jatiúca, nesta sexta-feira (11), às 19h, em Maceió. Eles percorrerão ruas do bairro, visitando residências que representarão as 14 estações da Via Sacra.

A produção do evento teve início em janeiro, com a divisão de tarefas e formação do elenco. Equipes foram formadas no objetivo de melhor organizar a Via Sacra e torná-la mais fiel possível da realidade. “Nós partiremos da Igreja Matriz, situada na Avenida Amélia Rosa e, depois de percorrer ruas próximas, nós voltaremos para apresentar as últimas estações”, informou o coordenador-geral Diego Uchoa.

Quase 30 jovens participam do elenco. Outros estão envolvidos com a produção do cenário, caracterização, finanças, organização, espiritualidade e técnica. “Eu nunca entendia o Mistério da Páscoa. Nunca entendia o que Jesus fez por nós. Hoje posso entender um pouco. Era difícil entender o porquê de um homem, sem culpa, dar a vida por um povo culpado. Jesus podia fazer e ter tudo o que quisesse: Ele era o filho de Deus, do Criador, mas Ele escolheu nos salvar e para isso se sacrificou e se humilhou; por nós! Meu Deus, hoje eu sei por que cantam ‘Prova de amor maior não há!’”, disse Arthur Nobre, que interpretará “Jesus”.

Para a preparação, além de muito ensaio, costura e pedidos de ajuda, os jovens viveram momentos de estudo e espiritualidade. “Esse ano foi um pouco complicado, pois muitos objetos se perderam. Então, nós tivemos que refazer tudo. Mas, com a ajuda da comunidade, nós estamos conseguindo recuperar e renovar nossa produção”, relatou Uchoa.

Com Eduardo Leal, Diego é responsável pela coordenação-geral da Via Sacra. “A Pastoral da Juventude da Igreja nos fez o convite e aceitamos. Esse ano, nós inovamos, pois vamos facilitar a visão do público, os áudios foram gravados e estamos trabalhando para que a emoção e o amor de Deus possam ser transmitidos através das cenas”, contou.

A Via Sacra é o momento em que os fiéis percorrem, mentalmente, a caminhada de Jesus quando carregou a Cruz, desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Ela teve origem na época das Cruzadas e o número de estações foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações.

O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus. Para os que não puderem ver a apresentação nesta sexta-feira, os jovens da Paróquia Divino Espírito Santo farão uma reapresentação no Carmelo de Santa Terezinha, em Riacho Doce, nesta próxima segunda-feira, também às 19h.