Alagoas

Mutirão do Júri: dois processos julgados nesta quarta

Por Redação com Assessoria 19/03/2014 18h06
Mutirão do Júri: dois processos julgados nesta quarta
- Foto: Assessoria

Na tarde desta quarta-feira (19), mais dois julgamentos pautados para a Semana Nacional do Tribunal do Júri foram concluídos e dois estão sendo realizados, no Fórum do Barro Duro, em Maceió. Ao total, cinco processos de crimes dolosos contra a vida já foram a julgamento, durante o terceiro dia do mutirão de júri, com dois réus condenados e cinco absolvidos.

     Condenação

 No julgamento da ação penal nº 0015180-13.2009.8.02.0001, conduzida pelo juiz Diego Araújo Dantas, o júri decidiu pela condenação de Henrique Morais Omena e pela absolvição de Djanilton Santos da Silva, acusados pelo crime de homicídio contra Thiego da Silva. O réu foi condenado a 15 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão.

De acordo com a condenação, o crime foi premeditado por Henrique Omena, pois ele foi de encontro com a vítima portando uma arma branca, e, ao encontrá-la na casa de sua namorada, Lauriane Maria dos Santos, efetuou diversos golpes sem que houvesse qualquer discussão. Ainda segundo a sentença, o condenado teve intensa vontade de praticar o delito.

     Réus absolvidos

Os réus Gabriel Felizardo dos Santos e Cícero Felizardo dos Santos, referentes ao processo nº 0500503-80.2008.8.02.0024, foram absolvidos da acusação pelo crime de homicídio doloso qualificado contra Celso José Dias, durante o julgamento presidido pela magistrada Lorena Sotto-Mayor.

Segundo a denúncia, o crime ocorrido em maio de 1990, no centro do município de Novo Lino, teria sido mandado pelo ex-prefeito da cidade, Luis Soares da Silva, conhecido como “Lula” e praticado pelos dois réus, por promessa de recompensa de CR$ 250 mil, à época. A vítima foi morta por vários disparos de arma de fogo, por pessoas não identificadas.

     Julgamentos acontecendo

Neste momento, o juízes André Gêda e Geraldo Amorim conduzem os julgamentos dos respectivos réus: Solano Soares Lima, policial militar acusado de matar Amaro Félix da Silva e ocultar o seu corpo em um veículo, e José Cícero Alves dos Santos, vigilante acusado de homicídio contra Marcos Antônio Gonçalves Pereira da Silva, em 2008.