Alagoas

Segesp terá Sistema Integrado de Gestão Patrimonial

Por Redação com Assessoria 10/03/2014 14h02

O Sistema Integrado de Gestão Patrimonial adquirido pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) para a Superintendência da Gestão de Patrimônio tem por objetivo o gerenciamento dos bens patrimoniais, mobiliário e imobiliário, interligado ao Sistema de Administração Financeira de Estados e Município (Siafem), que se adéqua a convergência contábil, que é uma adaptação ao modelo internacional de contabilidade que a partir deste ano, todos os estados devem seguir.

O sistema que está inserido no Projeto de Modernização da Gestão Pública, vinculado ao programa Alagoas Tem pressa, facilitará os processos internos, bem como proporcionará maior confiabilidade na contabilidade dos bens do estado.

A nova ferramenta digital que irá gerenciar os bens patrimoniais mobiliário e imobiliário interligada ao Siafem automatizará também, processos como depreciação de bens, o que facilita o dimensionamento dos recursos alocados em bens e imóveis no estado, além de gerar relatórios para gestão, tanto da Segesp quanto da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) referentes a demandas de material permanente de cada órgão, de modo que simplifica o processo de levantamento e dá celeridade às compras.

“O sistema será implementado em 4 etapas. Primeiro será informatizado o controle de Patrimônio Imobiliário, em seguida os módulos de Patrimônio Mobiliário, de Materiais e de Demandas. Será possível ao estado de Alagoas saber onde se encontra cada mobiliário, a que secretaria pertence e qual a vida útil do bem, por meio do cálculo da depreciação, também disponível no sistema”, explica a superintendente da Gestão de Patrimônio, Samya Lisboa Cavalcante.

Segundo a secretária adjunta da Gestão Pública, Juliana Barros, absolutamente todos os bens do estado constarão no sistema, o que do ponto de vista interno, facilita o trabalho do servidor e possibilita uma compra mais racional pelo estado, pois estarão registrados, desde terrenos e edificações até praças e pontes, além de informar em tempo real a situação dos almoxarifados.

“Será possível determinar as quantidades solicitadas por cada Secretaria e o que foi atendido, conforme as compras são realizadas e o material ou patrimoniado é distribuído, não apenas os bens permanentes, mas também os bens de consumo. Disse a secretaria adjunta, Juliana Barros”.

Convergência Contábil

Todos os estados têm que realizar ainda este ano a convergência contábil, que é a adaptação ao modelo internacional de contabilidade Este modelo se baseia na contabilização do patrimônio, sendo imprescindível que as informações do sistema sejam enviadas para a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Inicialmente o sistema fornecerá os dados contábeis de patrimônio (valor, depreciação e reavaliação) para a equipe da Sefaz, que acrescentará a informação no Siafem de forma a realizar todos os registros contábeis necessários.

Num segundo momento, busca-se também uma conexão com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, para simplificar a inserção de informações e garantir maior transparência ao sistema.