Na Mídia

Policiais passam por treinamento especial para Copa do Mundo

Por IG 12/02/2014 07h07
Policiais passam por treinamento especial para Copa do Mundo

Um total de 700 policiais militares de Minas Gerais participaram nesta terça-feira (11) da abertura do Seminário do Treinamento Policial Básico, que tem como principal objetivo a capacitação e o treinamento da corporação para a Copa do Mundo de 2014.

Em um hotel no município de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os policiais passarão por um treinamento que dura até a quinta-feira (20), onde aprenderão a agir em grandes eventos.

Segundo a Polícia Militar (PM), todos os militares fazem são comandantes de batalhões de todo o Estado. O objetivo, é que eles aprendam no seminário e repassem o conhecimento à todos os seus subordinados.

"A ideia é que esses 700 policiais se tornem professores para suas equipes, para que todos possam agir com qualidade e segurança nos grandes eventos”, disse o tenente coronel Márvio Cristo Moreira, chefe do Centro de Treinamento Policial.

O seminário ainda contou com um workshop que apresentou um simulador de tiro, que reproduz as diversas situações encontradas pela polícia nas ruas. O equipamento, que custou cerca de R$ 200 mil, será incorporado em breve ao centro de treinamento da polícia.

O simulador se assemelha à um video-game de tiro, onde os policiais utilizarão uma pistola de ar comprimido. O simulador aumentará o nível de áreas de treinamento, além de trazer a economia da munição usada nos treinos de tiro.

“A Polícia Militar está se equipando e a tecnologia ajuda a ampliar a capacitação do policial. O simulador vai melhorar a qualidade do tiro, do reflexo e da agilidade dos policiais, além de proporcionar uma economia ao treinamento”, afirmou o chefe do Departamento de Qualidade do Treinamento, major Rommel Trevenzoli.

No treinamento, os militares aprenderão sobre primeiros socorros, defesa social e tratamento de pessoas. O Seminário do Treinamento Policial Básico acontece a cada dois anos e, neste ano, devido à proximidade com a Copa, está mais voltado para os grandes eventos.

Protestos

Entre as novidades anunciadas na inauguração do seminário, está a utilização do gel identificador. O equipamento é usado como uma espécie de bomba de efeito moral, porém, ela lança um jato de tinta que vai sujar as pessoas à volta. O objetivo da nova arma é identificar pessoas que estejam participando de vandalismo durante as manifestações.

Uma outra arma que a PM será treinada para utilizar são as chamadas pistolas de incapacitação neuromuscular, armas de choque mais conhecidas como Teaser. Conforme a corporação, o efetivo não será aumentado durante a Copa, porém, policiais que executam trabalhos internos devem ser realocados. Além disso, cerca de 2 mil militares que estão em formação já devem estar nas ruas até lá.

"A postura da PM durante a Copa vai ser de garantir a ordem e a segurança, além do direito das pessoas de se manifestarem. Temos que pensar que o bem maior é a vida”, afirmou o coronel Alexandre Antonio Alves, que responde pelo comando da Academia da PM.