Região Metropolitana do Agreste

Prefeitura de Limoeiro abre inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito

Por Redação com Assessoria 07/02/2014 18h06
Prefeitura de Limoeiro abre inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito
- Foto: Assessoria

Estão abertas até o dia 14 deste mês, as inscrições para o Curso Público Municipal Preparatório para o Enem e Vestibulares (Previsão), oferecido pela Prefeitura de Limoeiro de Anadia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 8h às 17 horas, na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Limoeiro de Anadia, e na Escola Municipal Pedro Ribeiro, localizada no Distrito Pé-Leve.

Este ano estão sendo ofertadas 200 vagas, exclusivamente para alunos residentes no município. Para se matricular ele deve comprovar que concluiu o ensino médio ou está cursando o terceiro ano do ensino médio em instituições da rede pública, possui baixa renda familiar e não está matriculado em outro curso pré-vestibular.

No ato da inscrição é obrigatória ainda a apresentação de cópia do RG e CPF, do histórico escolar do ensino médio (para egressos) e declaração de matrícula no último ano do ensino médio (para concluintes), além de um comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (82) 9968-6199.

As aulas começam no dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h20, nas escolas municipais Nossa Senhora da Conceição, em Limoeiro, e Pedro Ribeiro, no Pé Leve, e se estendem até o início de dezembro, quando é realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as aulas são gratuitas e ministradas por professores especialistas, mestre e doutores de ensino de Arapiraca. O material didático é fornecido pela Prefeitura.

Previsão - Criado em 2010, pela Secretaria Municipal de Educação, o Curso Público Municipal Preparatório para o Enem e Vestibulares (Previsão) é coordenado pelo professor Gilberto Vital, e tem como objetivo auxiliar jovens e adultos de baixa renda a ingressarem no ensino superior.

A cada ano, devido à grande demanda, a quantidade de vagas oferecidas aumenta. Desde a sua criação, em 2010, já foram beneficiadas mais de mil pessoas que não tinham condições de custear seus estudos. Iniciativa pioneira no Nordeste, o Cursinho Pré-Vestibular tornou-se uma ferramenta importantíssima para que estudantes limoeirenses disputem uma vaga em condições de igualdade com alunos que fazem cursinhos preparatórios em instituições particulares.

Para se ter uma ideia do alcance que o cursinho teve no município, dos 150 alunos matriculados em 2010, 80 foram aprovados no vestibular. Em 2011, o número de matrículas aumentou para 200 e 81 estudantes ingressaram no ensino superior. O sucesso se repetiu em 2012, com a aprovação de 85 alunos, do total de 246 inscritos. Em 2013, foram mais 200 matriculados. O número de alunos que ingressaram na faculdade depende ainda da liberação dos dados da Uneal e do Enem e Sisu 2013. E assim, a cada dia, mais jovens limoeirenses estão saindo da escola pública para realizar o sonho de cursar o nível superior.

Segundo o prefeito Marlan Ferreira, a iniciativa tem uma grande importância social para os estudantes de baixa renda de Limoeiro. “Pra mim é motivo de muito orgulho ver um aluno do nosso cursinho entrar na faculdade, continuar seus estudos. É gratificante saber que, com a ajuda da Prefeitura, ele pode ir mais longe, em busca de seus sonhos, e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho”, disse o prefeito.