Alagoas

Serviços do Samu serão acionados por redes sociais

Por Redação 04/02/2014 16h04
Serviços do Samu serão acionados por redes sociais
Aplicativo do Samu - Foto: Divulgação

O Estado de Alagoas se prepara para por em prática o novo aplicativo que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) via smartphones e pelo Facebook. O sistema foi lançado oficialmente no último dia 30 de janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à feira tecnológica Campus Party Brasil, que ocorre em São Paulo.

O novo sistema começará a ser testado durante o carnaval de Salvador (BA), além da Copa do Mundo, em junho. De acordo com o ministério, a criação do aplicativo, que se conecta ao Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo, Waze, tem como objetivo "diminuir o tempo de espera para cada atendimento realizado, com mais transparência".

Para o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, a iniciativa chega para somar e contribuir com o atual sistema de regulação, que ainda sofre bastante com os altos índices de trotes.

“Nós teremos em breve uma reunião com representantes da Secretaria e do Ministério da Saúde, quando seremos apresentados às funcionalidades do aplicativo. Sem dúvida, é algo que chega para contribuir com o atendimento, tornando-o mais célere e transparente, evitando assim os altos índices de alarmes falsos registrados”, disse.

Ao solicitar o serviço, além de chamar a ambulância mais rapidamente, o usuário poderá visualizar o mapa do trajeto percorrido pela unidade de atendimento até que ela chegue ao local da ocorrência. O aplicativo pode ser acionado pelo site "samuemergencia.com.br", mas, para ser utilizado, exige ter uma conta no Facebook. Ao entrar no endereço, ele pedirá a conexão com a conta da rede social.

Entre as medidas necessárias, também será preciso preencher informações sobre a saúde do usuário como, por exemplo, se ele tem plano de saúde, hipertensão ou diabetes. Os dados serão disponibilizados para a equipe que prestará o socorro. Também é preciso escolher familiares e amigos para serem avisados automaticamente em caso de emergência, ou seja, quando for acionado o serviço do Samu. O chamado também será registrado na página do usuário.