Arapiraca

Moradores criam barreiras nas portas para conter alagamentos no Bairro Planalto

Por Redação 17/01/2014 06h06
Moradores criam barreiras nas portas para conter alagamentos no Bairro Planalto
- Foto: 7Segundos

Enquanto para muitos a chuva é sinônimo de bom presságio, para quem mora na Rua Ney Firmino, no bairro Planalto, em Arapiraca, qualquer gota que cai do céu vira dor de cabeça. Ao andar pelo local fica fácil descobrir o porquê disso. Praticamente todas as casas têm barreiras nas portas para conter os alagamentos constantes. Os moradores contam a mesma história: basta chover para começar o corre-corre tentando não deixar a água entrar em casa.


Mesmo assim as tentativas não são suficientes. Na última vez que choveu, sete casas ficaram alagadas; em duas delas moradores perderam todos os móveis. O trecho da via que sofre com a deficiência no escoamento parece um canteiro de obras. As pessoas, sem ter uma solução permanente para o problema, tentam evitar futuros prejuízos como podem. Na maioria das moradias, o que se vê são montantes de areia e tijolos para construir rampas, aumentar as calçadas e instalar pequenas barreiras nas portas com o intuito de evitar que a água invada as casas.


“Não colocamos a barreira porque precisamos guardar o carro, mas fizemos uma rampa mais alta. O problema é que não sabemos se vai funcionar, só quando chover é que saberemos”, contou a professora Maria Lima, 32 anos, que mora no local há dois anos e meio e afirma que durante todo este tempo sofre com o problema. E ela vai além: “A situação é tão grave que a gente não queria nem que calçasse, mas que, pelo menos, a máquina desse um jeito para a água não acumular”.


Quem também engrossa o coro pedindo para sanar a questão é a aposentada Irene Ferreira. “A gente já falou com a prefeitura. O problema é que eles só dão esperança”, lamentou ao dizer, em seguida, que a barreira que construiu na porta de casa atrapalha a sua movimentação, já que foi submetida a uma cirurgia há pouco tempo. “Moro aqui há 12 anos e o problema sempre existiu, mas de oito anos para cá ele virou mais do que um sofrimento”, acrescentou.


Obras de drenagem só devem começar em seis meses


De acordo com o secretário de Obras de Viação, Moyses Montenegro, o problema da Rua Ney Firmino já é de conhecimento do órgão. Segundo ele, um projeto de drenagem para o local foi aprovado, mas ainda aguarda a liberação de recursos e, por conta da burocracia, pode levar até seis meses para que as obras sejam iniciadas.

 

Montenegro afirmou que vai visitar o local para analisar a possibilidade de realizar uma obra emergencial, evitando assim o alagamento da rua. Ele disse, ainda, que o projeto prevê a drenagem de várias vias próximas para que a questão seja resolvida definitivamente. O secretário destacou que além desta rua, outras sete - que sofrem com o mesmo problema em outros bairros - também estão incluídas nos projetos de drenagem para este ano.