Alagoas

Conselho Universitário aprova contrato entre Ufal e Ebserh

Por Redação com Assessoria 15/01/2014 18h06

Com 27 votos favoráveis, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas aprovou no final da tarde da última segunda-feira (13), em caráter de urgência, a assinatura do contrato entre a Ufal e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além de homologar o parecer do Conselho de Curadores (Cura), que deliberou sobre a cessão dos bens do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) para a administração da Ebserh.

O reitor Eurico Lôbo conduziu a sessão que terminou com 16 votos contrários e 2 abstenções. “Transcorreu tudo dentro do que era previsível. Existem sentimentos prós e contras, mas o que está em jogo é a saúde do alagoano. Esse processo vai levar à contratação de mais servidores, ampliação de leitos, restabelecimento de alguns serviços que hoje não estão em funcionamento e, portanto, quem ganha com isso não é só a Universidade, é a sociedade alagoana”, destacou Eurico.

De acordo com o reitor, com a adesão à Ebserh, o contrato será assinado em breve e após a publicação em Diário Oficial, se dará o processo de transição, garantindo a manutenção dos cargos dos servidores estatutários. Nos próximos dias, será aberto um edital para contratação de mais 754 vagas, entre elas, para médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos administrativos.

Segundo uma comunicação oficial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), fica ampliado para 1366 a composição do quadro de pessoal e dos cargos comissionados e funções gratificadas para o HUPAA, saindo dos atuais 584 servidores. A empresa, que é 100% pública, também poderá abrir concursos para substituir os estatutários que se aposentarem.

O atual diretor do Hospital Universitário acompanhou a votação e analisou o resultado com satisfação. “Gostaria de parabenizar o Conselho porque foi um voto muito maduro, de forma muito democrática, consciente, que seguramente trará uma nova realidade para os hospitais públicos brasileiros. É um começo de vida nova e, todo começo, tem suas dificuldades, mas o projeto do Governo é bom e eu acredito que nós teremos sucesso a curto e médio prazo”, disse.