Baixo São Francisco

Escultor da imagem de Bom Jesus dos Navegantes é homenageado

Por Assessoria 11/01/2014 16h04
Escultor da imagem de Bom Jesus dos Navegantes é homenageado
Festa de Bom Jesus dos Navegantes - Foto: Assessoria

 O mestre Cesário Procópio dos Mártires foi homenageado através dos seus familiares, no segundo dia (10) da programação artística em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. O santeiro foi o escultor que deu forma a imagem do dono da maior festa popular e religiosa do Baixo São Francisco.

 Há 100 anos, a escultor, mestre no ofício de entalhar a madeira, recebeu o pedido do senhor Antonio José dos Santos, para que ele criasse a imagem, buscando substituir a do Cristo Agonizante, que não iria mais participar da festa. Devido o superior do Convento Santa Maria dos Anjos, ter a recolhido ao interior do templo religioso.

 Muito ligado à Igreja e as sagradas escrituras, o mestre Cesário Procópio dos Mártires esculpiu a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, celebrado por todos os ribeirinhos dos estados de Alagoas e Sergipe. Em Penedo, este ano a festa acontece em sua 130ª edição.

 A homenagem foi feita através dos seus familiares, momento que o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão e o vice, Ronaldo Lopes, passaram às mãos dos netos, Martha Martyres e Claudeonor Teixeira Higino, uma singela lembrança para mostrar a importância do momento, 100 anos que a imagem do Bom Jesus foi esculpida.

 “Este momento é muito importante para todos. A imagem do nosso Glorioso Bom Jesus dos Navegantes completa 100 anos que foi esculpida. A data merece muito respeito, ainda mais que foi esculpida pelo grande mestre santeiro Cesário Procópio dos Mártires. Uma merecida homenagem para aquele que deu forma ao nosso protetor, ao protetor de todos os ribeirinhos. Que o nosso Glorioso Bom Jesus dos Navegantes continue nos abençoando”, proclamou Marcius Beltrão.

 Programação artística

 Após a emocionada homenagem, a programação artística da 130ª edição dos festejos do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, teve início.

 Abrindo a noite, milhares de pessoas puderam acompanhar o show da dupla sertaneja Alex e Ronaldo, que participou da festa pelo segundo ano consecutivo. Em seguida, foi à vez da sensação do momento, Wesley Safadão e banda Garota Safada, que levou a grande público que lotou o Campo do Sinimbu ao delírio.

 Encerrando a segunda noite de shows, também em sua segunda apresentação na tradicional festa, os meninos da banda Trio da Huanna, embalaram os presentes até o sol raiar.

 - Sábado (11) - A partir das 21hrs - Julinho Porradão, Forró 100%, Pablo e Timbalada;

- Domingo (12) - A partir das 11hrs - A banda Marreta You Planeta;