Alagoas

Vigilância Sanitária Estadual irá inspecionar carros-pipa

Por Redação com Assessoria 09/01/2014 18h06

A Vigilância Sanitária Estadual irá inspecionar, nesta sexta-feira (10), os carros-pipa que integram a Operação Água é Vida, responsável pelo fornecimento de água potável para as vítimas da seca em Alagoas. A ação será iniciada às 8 horas e irá ocorrer no Batalhão de Polícia Ambiental, localizado no Balneário do Catolé, localizado às margens da BR-316, próximo a Satuba.

Durante a operação será verificada a estrutura física dos tanques utilizados para transportar água potável e exigida uma nota fiscal que informe o nome da empresa que confeccionou os tanques. Caso estes pré-requisitos sejam atendidos, segundo informou o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, os proprietários dos veículos irão receber um alvará que autoriza o transporte de água para consumo humano.

“Iremos verificar se os carros-pipa seguem a portaria 326, expedida pelo Ministério da Saúde em 30 de julho de 1997, que trata do regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e as boas práticas dos meios de transporte de água potável. Os meios de transporte de alimentos colhidos, transformados ou semi-processados dos locais de produção ou armazenamento devem ser adequados para o fim a que se destinam e constituídos de materiais que permitem o controle de conservação, da limpeza, desinfecção e desinfestação fácil e completa, impedindo a contaminação dos materiais", informou.

Palmeira e Santana – O diretor da Vigilância Sanitária Estadual ressaltou que, em dezembro passado, foram realizadas duas operações de inspeção nos municípios de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. “Nosso papel é promover, proteger e recuperar a saúde individual e coletiva, assegurando que as vítimas da seca não consumam água contaminada, que pode provocar uma série de doenças, a exemplo da diarreia”, observou.

Paulo Bezerra informou que, os proprietários de carros-pipa reprovados nas operações passadas, poderão ser reinspecionados, desde que tenham se adequado à portaria 326, expedida pelo Ministério da Saúde. "A água representa uma alimento e deve ser transportada e acondicionada em tanques e recipientes adequados. Por isso, é papel da Vigilância Sanitária Estadual coibir que carros-pipa inapropriados venham a transportar água para consumo humano, colocando em risco a saúde de seus consumidores”, salientou.