Arapiraca

SMTT de Arapiraca pretende implantar a zona azul em 2014

Por Assessoria 27/12/2013 13h01

O titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, fez um balanço positivo dos trabalhos realizados no primeiro ano de sua gestão e anunciou novas ações que serão implantadas em 2014.

Segundo Teófilo, os serviços para realizar mudanças no trânsito são sistemáticos e requerem um estudo técnico elaborado e preciso no sentido de implantar ações planejadas nas ruas da cidade.

“Este ano avançamos muito com as modificações que fizemos no trânsito de Arapiraca a exemplo da colocação de semáforos em pontos críticos e necessários para disciplinar o trânsito, assim como a criação de binários entre ruas para dar fluidez ao tráfego e diminuir os congestionamentos e acidentes de trânsito na cidade”, pontuou Ricardo Teófilo.

Outra ação importante realizada neste ano de 2013 foi a implementação do projeto “Vida na Faixa”, em que as faixas de pedestres do Centro de Arapiraca foram pintadas de vermelho e branco, para chamar a atenção dos condutores e priorizar o trânsito dos pedestres nas ruas de maior fluxo de veículos.

O projeto foi um entre tantos outros elaborados junto ao Departamento de Educação para o Trânsito (DET) para fortalecer a conscientização da população sobre a responsabilidade de todos participarem de um trânsito mais seguro.

Ricardo Teófilo também enfatizou a realização de palestras educativas nas escolas públicas e privadas, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, para promover a educação no trânsito com crianças e adolescentes.

Foram momentos importantes da nossa gestão porque conseguimos expandir as ações dos trabalhos da SMTT em parceria com o pessoal da Saúde, da Educação e da Assistência Social em ações simples e que trouxeram um retorno muito satisfatório para todos nós”, afirmou ele.

O superintendente da SMTT faz questão de frisar a importância do apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) em todas as ações realizadas para melhorar o trânsito de Arapiraca.

“A prefeita sempre nos apoio em todos os projetos e nos acompanhou indo pra rua participar de nossas ações. Assim, podemos ouvir a população e fazer um trabalho de acordo com as necessidades de todos que moram aqui no município”, disse Ricardo Teófilo.

Este ano, a SMTT também realizou o cadastramento de taxistas, mototaxistas e condutores de veículos de tração animal que circulam pelas ruas da cidade. No auditório do órgão municipal foram realizadas palestras educativas e de legislação de trânsito no sentido de educar esses condutores. Os mototoxistas receberam coletes novos e o serviço continuará em 2014.

Assim como realizou simulações de trânsito que tiveram resultados positivos e aprovados pela população a exemplo da simulação na Rua 15 de Novembro, no trecho entre as ruas Boa Vista e Paula Magalhães, modificando o trânsito para sentido único da Rua 15 de Novembro para a Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

E também na simulação do binário realizada na Avenida Rio Branco e na Rua Fernandes Lima com a inversão de sentido de ambas as vias. O resultado foi um tráfego com fluidez e sem congestionamento no Centro da cidade.

Projeção de ações para 2014
Para o próximo ano, Ricardo Teófilo pretende intensificar e ampliar os trabalhos de educação no trânsito e implantar ações de impacto para melhorar ainda mais o sistema viário de Arapiraca. Para isso, já está previsto a chegada de 30 novos agentes de trânsito, oriundos do concurso público realizado pela Prefeitura de Arapiraca.

De acordo com Teófilo, em 2014 o órgão pretende regulamentar o estacionamento de carga e moto-frete, já implantado em trechos do Centro. Como também o credenciamento com emissão de cartão para estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência. Além disso, criar uma política de estacionamento para a área urbana de Arapiraca, a exemplo da Zona Azul.

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas no trânsito da cidade, a SMTT projeta recuperar e instalar novos abrigos de ônibus. Assim como implantar o Plano de Reorganização de Itinerário do Transporte Intermunicipal e Intramunicipal. Dentro dessas ações está, ainda, a criação do Anel Viário da cidade para disciplinar o tráfego do transporte coletivo.

Está previsto também a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana; o vídeo-monitoramento em alguns trechos da área central da cidade e a instalação de semáforos em pontos considerados críticos como o cruzamento da linha férrea na Avenida Rio Branco entre o Centro e o bairro Cacimbas, e o trecho entre as ruas Pedro Nunes e Benjamim Freire de Amorim.

Por fim, o superintendente da SMTT projeta para 2014 a aquisição de nove veículos, sendo três viaturas (VTR) e seis motos Águias. Novo fardamento para os agentes de trânsito e a construção da nova sede da SMTT ao lado do Centro Administrativo com a implantação da Escola Pública de Trânsito (EPT).