Alagoas

Cerca de 6 mil servidores públicos estaduais foram capacitados em 2013

Por Redação 26/12/2013 17h05

Investir cada vez mais em capacitação para o servidor público é uma das metas do Governo de Alagoas, que investe na qualificação dos servidores, como base para a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Tendo em vista o Programa de Valorização do Servidor, coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), o governo do estado investiu em 2013, cerca de R$ 2 milhões e meio, em capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Além dos 1.159 servidores capacitados diretamente pela Egal, a Segesp capacitou também, através de parcerias, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 480 servidores e com o Instituto Cidadão, 1200 servidores públicos estaduais, lotados nas cidades de: São Miguel dos Campos, Arapiraca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Viçosa, Penedo e Maceió, por meio do projeto Escola de Administração.

O Instituto Cidadão capacitou também, em uma ação inovadora, os egressos do concurso da Polícia Militar, atividade esta inédita no serviço público, que contribuiu para a formação intelectual dos novos servidores do estado.

“Estas parcerias têm nos ajudado muito a aumentar a capacidade da Escola de Governo de atingir os servidores em um passado muito próximo, onde recebíamos as demandas dos servidores lotados fora da capital e não poderíamos atendê-las. Hoje, a situação mudou e o servidor que mora no interior não precisa mais se deslocar até Maceió para receber capacitação”, afirmou o secretário da Gestão Pública, Alexandre Lages Cavalcante.

A Egal possui um cadastro com 150 instrutores inscritos, nas diversas áreas de conhecimentos, direcionados para o servidor. Eles são os responsáveis por ministrar as aulas na Escola de Governo, de acordo com o calendário programado para o ano em vigência.

“Semestralmente buscamos nos reunir com todos os coordenadores setoriais da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas dos órgãos do Estado, para fazer um balanço dos cursos que aconteceram e alinhar o novo calendário de ações, de acordo com as prioridades de qualificação”, explicou a superintendente da Escola de Governo, Síria Libania.

Programa de Valorização do Servidor Público

Instituído em 2008, no governo Teotonio Vilela Filho, o Programa de Valorização do Servidor é uma das ações do Programa de Governo, Alagoas Tem Pressa!, que adota como modelo de gestão o monitoramento e o controle das metas prioritárias, com o objetivo de alavancar os indicadores do Estado.

O Programa de Valorização do Servidor Público busca além de oferecer oportunidades de aperfeiçoamento e novos conhecimentos, através das capacitações da Escola de Governo, desenvolvimento e entretenimento, por meio dos eventos do mês do servidor: Concurso de Ações Inovadoras, Jogos do Servidor Público, Festival da Palavra, Ciclo de Palestras e Medalha Silvio Vianna.