Arapiraca

Há 20 dias, bairros de Arapiraca sofrem sem o abastecimento de água

Por Redação 26/12/2013 15h03
Há 20 dias, bairros de Arapiraca sofrem sem o abastecimento de água
- Foto: Divulgação

Passar um dia sem água é complicado. Agora, imagine passar exatos 20 dias sem uma gota do líquido chegar em sua casa? Esse é o transtorno pelo qual os moradores dos bairros Bom Sucesso e Planalto, localizados na parte alta de Arapiraca, vem passando. Para aguentar tanto tempo sem fornecimento, eles se viram como podem: vão buscar água na casa de parentes ou ainda retiram o que resta das cacimbas.

Sem saída, o designer Thiago Ferreira vive uma verdadeira saga todos os dias. “Preciso ir na casa da minha sogra, todo dia, para buscar água para tomar banho e cuidar das coisas de carro. Eu, pelo menos, tenho carro e posso buscar água nos baldes e quem não tem?”, lamentou ele ao dizer, em seguida, que o líquido não chega na torneira desde o dia 06 de dezembro.

Na casa de Ferreira e em outras do condomínio onde mora, no Bom Sucesso, há apenas uma caixa de água, que comporta apenas 500 l. “O que tinha lá (na caixa) já acabou faz tempo”, afirmou. “Eu não entendo o porquê disso na parte alta, já que em bairros como o Alto do Cruzeiro o abastecimento sempre é restabelecido. O pior disso tudo, além de ficar sem tomar banho direito, é cuidar da casa. A gente precisa lavar os pratos, fazer comida, mas com água escassa não é possível”, contou o designer.

Casal alega falta de água a constantes quedas de energia

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) alegou a deficiente no abastecimento de água na parte alta da cidade se deu por conta da falta de energia registrada na última terça-feira (24). A assessoria da empresa informou que a energia só foi retomada às 23 de ontem (25), o que prejudicou o fornecimento do líquido em grande parte de Arapiraca.

Ainda de acordo com a assessoria, o bombeamento já retornou e a previsão dos técnicos do setor operacional da Unidade de Negócios Agreste da Casal é de que a situação se regularize até o próximo domingo (29), na parte alta da cidade.

Depois de paralisar o abastecimento de água nos dias 11 e 12 para uma manutenção programada, o sistema voltou a apresentar problemas. Uma semana depois, o sistema voltou a apresentar problemas na estação em São Brás, o que forçou a interrupção do fornecimento no município, no domingo (15). A previsão era que o abastecimento retornasse na quinta-feira (19), o que não aconteceu.