Arapiraca

Arapiraca registra 14 quedas de energia em um mês; Célia vai apelar a ministro

Por Redação, com assessoria 23/12/2013 12h12
Arapiraca registra 14 quedas de energia em um mês; Célia vai apelar a ministro
Célia Rocha se reúne com diretores da Eletrobras - Foto: Assessoria

Em reunião com diretores e engenheiros da Eletrobras, na manhã desta segunda-feira (23), no Centro Administrativo de Arapiraca, para debater sobre ampliação do fornecimento de energia elétrica para a região, a prefeita Célia Rocha apresentou uma sugestão para empresários e diretores da empresa, afirmando que vai solicitar, ainda hoje, ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB) e senador Fernando Collor (PTB) uma audiência em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O grupo concordou com a proposta e uma nova reunião ficou marcada para a primeira quinzena de janeiro, para que os técnicos da Eletrobras apresentem as demandas e um plano de ação a ser levado na audiência com o ministro.

De acordo com o gerente de Distribuição da Eletrobras, Ricardo Perel, a estatal reconhece alguns problemas em relação a constantes quedas de energia elétrica que prejudicam os investidores. "Fizemos um levantamento e constatamos que as queimadas de cana provocam o problema, além da necessidade de manutenção nas redes mais antigas", explicou.

Ricardo Perel adiantou que a Eletrobras vai investir, a partir de janeiro de 2014, mais de R$ 10 mil em serviços de manutenção, troca de equipamentos nas subestações Arapiraca 1 e 2.

Ainda durante a reunião, que também contou com a presença da secretária de Governo, Cícera Pinheiro, a prefeita Célia Rocha colocou a preocupação de seu governo e da classe empresarial com a necessidade de reforço no sistema de fornecimento de energia elétrica para atender o município de Arapiraca e região.

O presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Arapiraca (Adedia), Luiz Sandes, revelou que, até o dia 20 deste mês de dezembro, foram registradas 14 quedas no forne-cimento de energia.

"Isso causa prejuízos no sistema de fabricação e na qualidade dos produtos", disse o empresário, que estava acompanhado do presidente da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio) e Sindicato dos Lojistas de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta, entre outros empresários e comerciantes.

Mesmo com a inauguração, este ano, da subestação Arapiraca 3, que garantirá o forneci-mento de energia elétrica para os próximos 20 anos, Sandes reforçou a necessidade de melhorias nas subestações Arapiraca 1 e 2 para interagir com a nova subestação. "Não adianta termos uma subestação potente, sem, no entanto, melhorarmos as redes mais aintigas", frisou o presidente dos empresários do Distrito Industrial de Arapiraca.