Alagoas

Governo inaugura obra de ampliação do HGE nesta quinta

Por Redação com Assessoria 17/12/2013 18h06

Referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas, o Hospital Geral do Estado Osvaldo Brandão Vilela amplia seus serviços e inaugura a Unidade Hospitalar Especializada Irmã Dulce. A solenidade de inauguração acontece, na quinta-feira (19), às 9h, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.

Nessa primeira etapa de ampliação do HGE passarão a funcionar no local o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a pediatria e a UTI Pediátrica. Os dois setores da unidade hospitalar irão prestar um serviço de qualidade aos usuários do SUS, bem como ganharão mais leitos, dessa forma beneficiando um número maior de pessoas.

"O Governo do Estado está empenhado em minimizar o problema de superlotação do HGE. Sabemos que Hospital Geral é uma unidade porta aberta, que acaba suprindo uma carência de atendimento na rede de saúde, mas que não deixa de atender ninguém. Por isso, a nova unidade vai contribuir para melhor atender aos alagoanos", disse o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.

O Centro de Tratamento de Queimados tem como especialidade o tratamento de queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Desde 2002 foi cadastrado pelo Ministério da Saúde como referência em assistência a queimados de alta complexidade, tornando-se parte de um sistema nacional.

“O Centro vem cumprindo sua missão, procurando sempre aprimorar seu atendimento e oferecendo melhores condições de tratamento e recuperação para vítimas de queimaduras de todo o Estado, inclusive dos estados vizinhos”, disse a diretora do HGE, Verônica Omena. Ela assegurou que, por meio da ampliação, o hospital terá um centro cirúrgico totalmente equipado, o que possibilitará otimizar o atendimento aos pacientes graves que necessitem de cirurgias reparadoras.

Ainda no novo espaço irá funcionar a Pediatria e a UTI Pediátrica. Na primeira serão 33 leitos, e a UTI ganhou dois leitos a mais, passando de oito para dez. A área destinada às crianças ganhou uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que terá seis leitos. O lazer não foi esquecido e estará à disposição dos menores uma sala de “ludoterapia”, com livros e brinquedos variados, além de uma área destinada às mães e aos pacientes com cadeiras e mesas.

Para facilitar a realização dos exames laboratoriais, foi instalada em setembro deste ano uma unidade satélite do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que pertence ao laboratório da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Com a sua instalação, os diagnósticos são liberados com mais agilidade. Diariamente, são coletados 1500 exames e os resultados entregues em duas horas, contadas a partir do momento da coleta.

 S.O.S Emergência - O HGE faz parte do Programa S.O.S Emergência e está passando por uma série de mudanças, para proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários do SUS. Para o próximo ano, vários projetos estão em andamento, a exemplo da mudança no setor de informação, classificação de usuários, capacitação de servidores e a implantação de novos serviços que atenderão pacientes e servidores.