Política

Gilvânia Barros é cotada para assumir novamente a Câmara de Arapiraca

04/12/2013 14h02
Gilvânia Barros é cotada para assumir novamente a Câmara de Arapiraca
- Foto: 7Segundos

Paulo Marcello

O ano de 2012 está chegando ao fim e com ele aumentam as expectativas sobre a nova formação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca. Por enquanto, nenhuma informação é dada como certa, mas há uma grande discussão nos bastidores de que a Casa Legislativa deve ser comandada pela vereadora Gilvânia Barros (PMDB) para o biênio 2013/2015.

Desde o final do pleito, no último dia 7 de outubro, que as conversas neste sentido foram iniciadas e, até agora, apenas o vereador estreante Edvânio do Zé Baixinho (PT) disse à imprensa que desejaria concorrer ao cargo de chefe da Casa Herbene Melo. Outros nomes são explorados, mas nenhum outro quis se lançar nesta disputa oficialmente.

Gilvânia traz a experiência de três mandatos como representante parlamentar em Arapiraca. Oriunda de uma família com tradição política, ela já exerceu a função de professora e diretora adjunta da rede municipal de ensino. É esposa do ex-presidente da Câmara Municipal, Ted Pereira e irmã do atual Deputado Estadual Gilvan Barros.

Na Casa Legislativa já ocupou a cadeira da vice-presidência e integrou várias comissões parlamentares, além de conselhos municipais. Gilvânia integrou ainda o Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Arapiraca e da Agenda 21. Teve participação de destaque também no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e no Conselho Municipal Anti-Drogas.

Embora haja certa disputa ainda nos bastidores, pelos seus discursos durante a campanha eleitoral deste ano, Gilvânia Barros demonstrava equilíbrio em suas palavras, fato que pode ajudar a lidar com as atribuições (especialmente no campo político) como presidente do parlamento municipal. Ela já teria o apoio dos vereadores Aurélia Fernandes (PMDB), Rogério Nezinho (PMDB), Adalberto Saturnino (PMDB - e atual presidente), Márcio Marques (PSC) e Dorge do Queijo (PRTB).

No entanto, a eleição é interna e depende da maioria dos representantes da Casa Legislativa que terá 15 ocupantes a partir do mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2013. Até o momento a vereadora Gilvânia Barros não confirma e nem nega a informação, mas disse que pretende conversar pessoalmente com os demais vereadores, com o governo e com as lideranças do seu partido antes de oficializar sua candidatura. A expectativa dela é que a decisão seja tomada sem causar desconforto no grupo político.